combUma combinação consta de uma seqüência de jogadas em que um lado impõe algumas condições ao outro lado, para alcançar um determinado objetivo. As possibilidades dessas seqüências podem se ramificar em uma árvore de variantes onde podem existir uma ou mais possibilidades de defesa. O objetivo que se persegue pode ser dar mate, ganhar material, coroar um peão, obter vantagem posicional duradoura, provocar uma nova e desejada posição ou, se a posição de quem realiza a combinação é ruim, conseguir uma posição de tabias.

Para atingir um determinado objetivo em um jogo pode ser utilizado, dependendo da natureza posição, métodos táticos ou métodos posicionais. Em um jogo posicional se perseguem os objetivos mediante um desenvolvimento lento e planejado e o reagrupamento de peças ocorre apenas de maneira ocasional. Em uma combinação que se realizam os objetivos com métodos táticos, se são impostas condicionamentos. O uso massivo deste último é o traço que distingue uma fase de combinação de outras fases do jogo.

No xadrez, coagir ou condicionar significa limitar a livre escolha de opções  do adversário através de ameaças ou criando situações de Zugzwang (condicionamento ativo). Pode-se ainda criar criar situações de restrições que dificultem a mobilidade (condicionamento passivo).

As ameaças podem ser criadas de várias maneiras:

  1. Com um ataque a uma peça desprotegida se executa uma ameaça de captura na jogada seguinte e se conseguir alcança uma vantagem material. O xeque é um ataque ao Rei, é uma ameaça virtual, e muito forte. É virtual porque, o xeque nunca pode ser executado. é forte porque não se pode ficar omisso a ele e por isso a obrigação de fazer jogadas defensivas.
  2. Com a captura de qualquer peça protegida muitas vezes uma ameaça se origina: a captura pode gerar a necessidade de se fazer uma jogada defensiva, e isso pode gerar ganho de material.
  3. Com uma ameaça de uma combinação, ameaçando uma seqüência de jogadas condicionais e vantajosas.

A segunda possibilidade de exercer um condicionamento ativo consiste em deixar o adversário em Zugzwang. No Xadrez, não somente você tem o direito de jogar na sua vez, como também tem o dever de faze-lo. A obrigação de jogar pode ser inconveniente se as opções são limitadas. Um lado está em Zugzwang, quando um dos lados tem todas as suas jogadas ocasionando prejuízos.

A livre escolha das jogadas se limita não somente mediante um condicionamento ativo, mas também mediante a restrição de mobilidade. As possibilidades de mover-se que uma peça ou um peão podem ser restritas mediante:

  1. Restrição: uma peça está restrita se está confinada ou bloqueada em seus movimentos por peças “amigas” ou “inimigas” e se as casas que poderia se deslocar estiver controlada (ou ameaçada) por peças adversárias.
  2. Cravada: uma peça está cravada se está interceptando um ataque dirigido a uma de suas peças.
  3. Atadura: uma peça está atada se está defendendo uma peça atacada.

Condicionamento combinado:Os condicionamentos ativo e passivo se aplicam em uma partida de forma permanente. Na maioria dos casos, o lado atacado pode resolver uma ameaça ou suportar uma restrição com mais facilidade. Entretanto, se ambos os tipos de condicionamento são empregados, por exemplo, ameaçando peças e ao mesmo tempo ameaçando uma peça, pode ser mais complicado para se defender, e pode até ser uma situação que não seja possível faze-lo. Em uma ação de condicionamento combinado atuam duas ameaças de uma só vez: uma ameaça e uma restrição ou uma situação de Zugzwang, que podem ter várias restrições.

Durante uma combinação pode-se aplicar o condicionamento simples ou combinados. Mas para alcançar seus objetivos de combinação, sempre deve ser empregado, ao mesmo tempo, dois ou mais condicionamentos, um só não basta.

Ao executar uma combinação, o lado atacante emprega diversos métodos táticos que impõe alguns condicionamentos. Estes métodos pode aplicar-se se na posição existirem as condições prévias. Com a ajuda deste métodos se pode alcançar os objetivos (finais e intermediários) da combinação.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s