sddefault1.e4 e5 2.♘f3 d6
A Defesa Philidor tem uma virtude que poucas aberturas “e4 e5” têm: As pretas decidem qual abertura será jogada!
As idéias características por trás desta abertura, não tão antiquada, são extremamente instrutivas e aplicáveis a muitas outras aberturas. O Philidor não é uma abertura frequente para GMs, mas tem uma notável gama de jogadores contemporâneos que usaram (ou usam) esta defesa extensivamente ao longo dos anos. Podemos incluir alguns grandes mestres, e até mesmo Adams e Azmaiparashvili têm se aventurado na Philidor.

Algumas gerações passadas, Tigran Petrosian foi provavelmente o último campeão que usou esta defesa.
Deve-se dizer, no entanto, que a maioria dos grandes mestres que querem jogar a versão ‘mais atual’ da Defesa Philidor usam estes movimentos:
1.e4 d6 2.d4 ♘f6 3.♘c3 (até agora uma Defesa Pirc) 3… e5. A idéia é que após 4.♘f3 ♘bd7, as Pretas entram na linha principal do Philidor evitando os problemas associados à outras ordens de movimento que serão listados mais adiante. Eles acreditam (e a teoria parece comprovar) que mesmo sem a Dama para meio jogo após 4 dxe5 dxe5 5 ♕xd8 ♔xd8 é perfeitamente possível para as Pretas, que tem a estratégia … ♗e6 e … ♘bd7
A maneira principal das Brancas lutarem por uma vantagem é 6.♗c4, quando as Pretas podem aceitar o Peão dobrado  para cobrir casas centrais: 6… ♗e6!? 7.♗xe6 fxe6 com a idéia … ♗d6
(ou … ♗c5 primeiro), ♘bd7 e … ♔e7. A posição é considerada igualada.
A razão pela qual esta ordem de movimento é considerada superior (ou mais simples) 1.e4 e5 2.♘f3 d6 3 d4 é que no último caso 3… ♘f6 4 dxe5 ♘xe4 5.♕d5 é incômodo para as Pretas.
Jogando 3… ♘d7, as Pretas podem evitar esse problema, mas possibilidade de 4.♗c4!, como vemos abaixo, não menciona a ordem do movimento 3.♗c4 examinada na próxima anotação.
Se tudo o que está sendo apresentado está difícil de absorver, significa que será muito mais se você decidir assumir a Philidor para as Pretas.
O aspecto mais interessante desta visão geral é que alguns grandes mestres altamente cotados, estão dispostos a jogar Philidor, seja qual for a seqüência de movimentos
Isso é surpresa, afinal, por muitos anos, a Philidor foi considerada uma Abertura antiquada e inferior para as Pretas.
Vamos ver quais idéias a revigoraram.
3.d4
3.♗c4 é muitas vezes negligenciado com relação a sua ordem de movimento.
Então 3… ♘f6!? 4.♘g5 d5 5 exd5 parece incômodo, embora um exame sério revela que as Pretas tem igualdade ou fica apenas ligeiramente pior após 5… h6 6.♘f3 e4;
Por exemplo, 7.♘e5 (7.♕e2 pode ser respondido por 7… ♗e7 8.♘e5 0-0 ou 7… ♗b4!? 8.a3!? 0-0) 7… ♗d6 8.d4 exd3 9.♘xd3 ♕e7+ com a idéia 10.♗e3 ♕e4! , equalizando.
No entanto, as Pretas normalmente jogam 3… ♗e7 4.d4 exd4 (4… ♘d7? Falha para 5.dxe5 ♘xe5 6.♘xe5 dxe5 7.♕h5 g6 8.♕xe5) 5.♘xd4 ♘f6 6.♘c3 0-0.
Contudo, isto transpõe em uma linha 3 d4 exd4, o que significa que as Brancas conseguiram antecipar, com sucesso, a abordagem do ponto forte das Pretas, ou seja, aquela em que se joga … ♘bd7 sem … exd4.
Assim as pretas podem querer pensar em 3… ♘f6. Caso contrário, 3.♗c4 traz outro argumento para a seqüência de movimentos 1 e4 d6 2 d4 f6 3.♘c3 e5.
O primeiro e óbvio é que as Pretas permitiram uma divisão maior do centro e agora ainda bloqueou o Bf8 atrás de seu peão de d6, um infeliz subproduto de …d6 mas não é o fim do mundo para as Pretas.
Existem agora duas estratégias que as Pretas podem perseguir: Tomar o Centro ou tornando e5 um ponto forte.
Em outro artigo falaremos mais sobre estas duas estratégias que as Pretas podem adotar.
Deixe seus comentários, isto nos ajuda identificar se estamos no caminho certo para ajudar.
Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s