najdorf1.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 a6

A Variante Najdorf é um dos sistemas mais ambiciosos e com maior fundamento posicional da Siciliana, e junto com a Dragão, também uma dos mais populares. A jogada das Pretas …a6 pode parecer um pouco torpe a primeira vista, mas tem muito sentido, e de certo modo, pode ser considerada uma jogada de alto nível. As Pretas esperam que as Brancas definam seu jogo, antes de mostrar suas cartas quanto a formação de peões e desenvolvimento.

screen-shot-2017-01-14-at-1-35-47-pm
Em muitos casos, a jogada … a6 é a precursora do avanço …e5 para ganhar espaço. Há de se dizer que é possível jogar imediatamente 5… e5, mas neste caso 6.♗b5+! é uma boa jogada. Depois de 6… ♗d7 7.♗xd7+ ♕xd7, o melhor jogada é 8.♘f5.
Depois de 5… a6, existe um jogo padrão por parte das Brancas seguirá …e5 e um desenvolvimento coerente, a base de … ♗d7, … 0-0, … ♘c6 (ou … ♘bd7), … ♗e6 (ou …b5 e … ♗b7). As Pretas muitas vezes tentam explorar o seu peão extra no centro, com o avanço … d5. Se esta ruptura é eficiente, as Pretas terão assegurado, no mínimo a igualdade, de modo que as Brancas devem impedir seu rival de implementar este plano.
A Najdorf foi empregada inicialmente por jogadores como o MI Checo Karel Opocensky, nos anos 40, e mais tarde refinada pelo GM Miguel Najdorf, quem deu o nome a variante. No mais alto nível de jogadores, a Najdorf é a mais popular de todos os sistemas sicilianos e os especialistas estão de acordo que ela é 100% correta. Era a favorita dos campeões mundiais Bobby Fischer e Gari Kasparov e hoje em dia é a arma principal de muitos jogadores de elite. Os jogadores das Brancas buscam sem cessar novos e eficazes caminhos para lutar contra a Najdorf, suas linhas principais falaremos nos nossos artigos sobre este sistema.
Um aspecto que é importante mencionar é o forte vínculo entre a Najdorf e a Scheveningen. E de fato, estas aberturas frequentemente se transpõe entre si, porque muitos jogadores da Scheveningen começam com 5… a6 para seguir com … e6 e não com … e5. No geral, é considerado parte integrante da Variante Najdorf aquelas linhas em que as Pretas jogam … e5 e, respectivamente, a Variante Scheveningen aquelas outras linhas em que as Pretas jogam … e6, mas com duas importantes exceções. Tanto contra 6.♗g5 como contra 6.♗bc4, a melhor resposta das Pretas certamente é 6… e6, por razões que explicaremos nos demais artigos.
Decidi fazer uma breve introdução da Variante Najdorf, para fazer uma introdução para os demais artigos, onde trataremos da linha principal com 6.♗g5, o Ataque Inglês, 6.♗e3 e Ataque Fischer.
Deixem seus comentários, eles vão nos ajudar a preparar os demais artigos.
Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s