european_dragon1.e5 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 g6 6.f4

O Grande Mestre russo Grigori Loevenfish desenvolveu esta complicada linha nos anos 30, como uma alternativa a Variante Clássica.
6… ♘c6
A jogada mais natural é 6… ♗g7!?, mas permite as Brancas complicar o jogo com 7.e5

 screen-shot-2017-01-14-at-1-26-08-pm
7.♘xc6 bxc6 8.e5 ♘d7 9.exd6 exd6
Estratégias
As Brancas esperam caçar seu adversário com um avanço rápido no centro, com ajuda do peão f empurram de imediato seu peão “e” a “e5”, expulsando o Cavalo de f6, impedindo assim que as Pretas possam se desenvolver comodamente. A estratégia das Pretas deve ser baseada em procurar sair da abertura sem produzir nenhuma catástrofe, o que as vezes é mais fácil dizer do que fazer. Se as Pretas sobreviverem a estas ameaças iniciais, normalmente tem uma boa chance de conseguir uma posição promissora de meio-jogo.
O Ataque Loevenfish é muitas vezes carregado de detalhes táticos, porém se as Pretas conseguirem sair destas ameaças, as posições derivadas da abertura tanto poder ser de natureza tática como estratégico.
Teoria
Recomendo os jogadores das Pretas que estudem metodicamente uma defesa apropriada contra o Ataque Loevenfish, pois se não fazê-lo, poderá cair em algumas de suas armadilhas. E é muito possível que esta tarefa sirva de aprendizagem.
Estatística
O Ataque Loevenfish não é popular nas competições de alto nível e nos últimos anos não se tem produzidas muitas partidas de Grandes Mestres com esta variante. Em torneios menores, entretanto, segue aparecendo e que são decididas com êxito, porque muitos jogadores inexperientes acabam caindo em uma de suas armadilhas.
Resumindo, embora não seja um ataque muito utilizado, é bom conhecer para estudar uma defesa. Estamos finalizando a Variante Dragão, falta apenas mais uma linha que logo postaremos no clube. Mandem seus comentários, eles vão nos ajudar a preparar mais material de estudos para vocês.
Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s