drag2A Variante Clássica tem os seguintes movimentos:

1.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 g6 6.♗e2

Embora seja verdade que o Ataque Iugoslavo é um teste para a Dragão, jogar tão complicado não é para todos os gostos. A maioria dos jogadores pacíficos muitas vezes preferem a Variante Clássica, como sua escolha ideal. As Brancas desenvolvem de modo clássico e com roque pequeno.

6… ♗g7 7.0-0 ♘c6

screen-shot-2017-01-14-at-1-13-14-pm

As Pretas pressionam a casa d4, e agora as Brancas devem ter cuidado com as ameaças táticas.

8.♗e3

Lógico, protegendo o Cavalo de d4. Vejamos outras alternativas:

  • 8.f4? – Não só ignora a ameaça, como a reforça, as Pretas podem responder 8… ♘xe4!, tirando força do Bispo, e depois de 9.♘xc6 (9.♘xe4 ♘xd4 também ganha um peão) 9… ♕b6+! 10.♔h1 ♘xc3 11.bxc3, e ganham um peão vital.
  • 8.♘xc6 bxc6 não traz problemas para as Pretas. Em geral, trocar Cavalos em e6 é algo que as Brancas tratam de evitar, visto que a troca reforça o centro das Pretas, entregando a coluna B semi-aberta.
  • A ideia de 8.♘b3 é deslocar o cavalo do fogo cruzado do centro. Depois de 8… 0-0, as Brancas geralmente continuam com 9.♗g5, uma linha popularizada por Karpov, na década de 70.

8… 0-0 9.♘b3

Retirando, de novo, o Cavalo do centro, se anulam, mesmo que parcialmente, as ameaças táticas das Pretas. Uma jogada de espera, como 9.♔h1, se refuta rapidamente com 9… d5!, trazendo 10.exd5 ♘xd5 11.♘xd5 ♕xd5 12.♗f3 ♕a5 13.♘xc6 bxc6 14.♗xc6 ♖b8, com muita atividade por parte das Pretas.

Iniciar uma ofensiva no flanco-rei com 9.f4!?, parece lógico, mas as Pretas podem explorar as debilidades posicionais da posição das Brancas com o perigoso 9… ♕b6!.

A teoria é um tanto complexa, mas as Pretas tem uma posição mais aceitável. Por exemplo:

  • 10.♕d2? permite que a combinação 10… ♘xe4! 11.♘xc6 ♕b4, ganhe um peão
  • 10.e5!? dxe5 11.fxe5 ♘xe5 12.♘f5 ♕xb2 13.♘xe7+ ♔h8 14.♗d4 ♕b4, esta é considerada pela teoria, como uma boa linha para as Pretas, tendo em vista 15.♘xc8 ♖d8!
  • o mais seguro é 10.♕d3, mas as Pretas podem alcançar uma cômoda posição com 10… ♘g4! o que as Brancas devem responder 11.♗xg4 ♗xd4 12.♘xb6? ♗xe3+ 13.♔h1 ♗xb6, e as 3 peças menores das Pretas, são mais valiosas que a Dama Branca.

9… ♗e6

Um bom lugar para o Bispo de casas brancas, pois aponta de forma ameaçadora para o roque inimigo.

Estratégias

A diferença do Ataque Iugoslavo, em que ambos os lados atacam os reis contrários, a Variante Clássica conduz para um jogo mais estratégico. As Brancas concentram sobre o flanco-rei e as Pretas no flanco oposto, mas os respectivos ataques são muito mais posicionais.

As Brancas tratam de manter um firme controle das casas centrais (sobretudo, d5) e podem jogar de forma agressiva, com o avanço f2-f4-f5, e inclusive g2-g4-g5. Estas arremetidas, no entanto, pode ser uma faca de dois gumes. Se as Brancas não tiverem cuidado pode ficar bem vulneráveis a contra-ataques.

A melhor chance de contra-jogo para as Pretas está na coluna semi-aberta de C com o avanço dos peões a e b. Também podem posicionar uma peça na casa c4. A qualquer momento, as Pretas podem considerar a possibilidade de realizar um avanço favorável … d6-d5.

Teoria

Como vimos a Variante Clássica é muito menos teórica que o Ataque Iugoslavo, desta forma é possível começar joga-la somente com os princípios gerais.

Estatística

Todas as linhas da Dragão empalidecem em comparação com a popularidade do Ataque Iugoslavo. No entanto, podemos dizer que a Variante Clássica é a segunda. A pontuação das Pretas é mais alta na Variante Clássica (em torno de 50%) e isto não deve surpreender, dada sua natureza plácida, existem menos partidas com definição (com vencedores).

Espero que estejam gostando dos artigos, deixem seus comentários para podermos saber se estamos ajudando com os seus estudos.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s