drag31.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 g6 6.g3

Esta jogada é o inicio de um sofisticado sistema posicional de desenvolvimento que a maioria dos jogadores considera inócua contra a Dragão. As Brancas gastam um tempo a mais para desenvolver o Bispo do Rei em g2, onde ficará bloqueado pelo seu peão de e4. Por esta razão, chega a ser surpreendente que esta linha foi capaz de obter alguma popularidade.

screen-shot-2017-01-14-at-1-32-42-pm

Quanto as alternativas, podemos mencionar a relativamente moderna 6.♗c4, que pode parecer uma jogada agressiva, se bem que pela estratégia das Brancas tem um fundamento posicional. A idéia é rocar pequeno e jogar com o centro.

6… ♘c6 7.♘de2 ♗g7 8.♗g2 0-0 9.0-0

Estratégias

Pela primeira vez na Dragão, o jogo das Brancas não é motivado por um ataque ao Rei das Pretas. Pelo contrário, o normal é tentar implantar pressão posicional no centro. O Bispo de g2 faz uma super proteção no peão de e4. Isto permite mover o Cavalo de c3 e uma idéia das Brancas é ♘d5, que pode ser muito chato para as Pretas. Se as Pretas capturam em d5, as Brancas normalmente retomam com peão de e4, com isto, tem a possibilidade de pressionar sobre a coluna semi-aberta e, se as Pretas atacarem o Cavalo com … e7-e6, então deixam o peão de d6 um tanto vulnerável.

Uma vez mais, as Pretas buscam contra-jogo no flanco-dama, aonde devem ter cuidado em não avançar muito rápido seus peões neste flanco, já que as Brancas podem ativar seu Bispo de casas brancas com e4-e5. Antes de permitir uma troca quando o Cavalo for a d5, as Pretas precisam manobrar antes e expulsá-lo com um oportuno … e7-e6

Teoria

A linha g3 do Dragão é apenas teórica e muitas vezes quem a joga trata de evitar os duelos teóricos. Apenas uma ou duas variantes devem ser estudadas.

Estatística

Diria que esta linha não é especialmente popular, mas se pesquisarem em data bases, deverão encontrar algo próximo de umas 1.500 partidas. As Brancas conseguem uma pontuação realmente boa (em torno de 57%). A níveis mais modestos, a linha é efetivamente menos popular, já que a maioria dos jogadores, preferem as complicações do Ataque Iugoslavo, e a tranquilidade da Clássica.

Com este artigo, fechamos a maioria das Variantes da Defesa Siciliana, Variante Dragão. Esperamos que estejam gostando dos artigos e que os mesmos estejam ajudando nos estudos. Por favor, deixem seus comentários, para que possamos saber sua opinião.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s