engineQuem estuda Xadrez, sempre se depara com esta questão: uso engine ou não?

Vale ressaltar, que é inegável que as engines trouxeram grandes benefícios para quem estuda Xadrez, mas é importante entender que elas não podem ser o alicerce principal dos seus estudos. E por que penso assim? Simples, você vai enfrentar humanos e não máquinas.

Vejo muitos jogadores decorando seqüências inteiras que foram fornecidas pela engine, e depois vejo seus comentários: “Puxa, depois do lance 3, não aconteceu nada que eu tinha estudado” ou ainda “Poxa, estudo, estudo e não consigo melhorar”. Isto ocorre principalmente porque seu adversário é um ser humano, e vai jogar segundo sua lógica. Claro que se você estiver enfrentando um GM top mundial, sua seqüência decorada da engine, deve acontecer quase que completamente, mas a realidade de quem joga com meros “mortais”, não é essa. Enfrentamos, em geral, jogadores que vão cometer imprecisões, assim como nós, e ai sua seqüência decora não servirá de nada. Sem falar que um GM top mundial, provavelmente poderá ter um lance que foge do lance convencional e irá surpreende-lo.

Mas então para que serve engine?

Eu uso engine como se fosse um treinador. Sim, um treinador. Eu prefiro usar o Opening Book ou o Live Book (Chessbase) para me ajudar nas supostas respostas do meu adversário. Sigo estas ferramentas, porque elas indicam o que jogadores humanos respondem para cada lance que eu penso. procuro fazer este estudo no tabuleiro. penso em uma seqüência, e só depois disso eu vou usar a engine, para avaliar se aquilo que pensei é válido. Se não for válido, eu não olho o melhor lance da engine, eu desligo-a e volto para o tabuleiro. Penso em outra seqüência, e volto para a engine. Se vejo que o lance é bom, eu não vejo se ele é o melhor lance da engine. 

Por isso que digo, que uso a engine como se fosse uma espécie de treinador. Manter um treinador tradicional, tem um custo alto, no dia que estiver mais preparado até pretendo ter um, mas para o meu atual momento, o engine me serve bem.

Meu conselho para quem quer estudar, é este, não deixe a engine “pensar” por você. no jogo, será o seu cérebro que vai contar.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s