screen-shot-2017-01-14-at-9-50-03-pmO registro de uma partida de xadrez pode ser realizado através de vários sistemas, recorrendo a abreviaturas e símbolos.

Antigamente os jogos eram anotados usando a notação descritiva, mas pouco a pouco foi se impondo a notação algébrica que, atualmente, é utilizada em todo o mundo por ser a mais simples.
A notação algébrica ou notação francesa foi inventada pelo francês Philippe Stamm, um famoso jogador de xadrez do século XVIII, que a utilizou pela primeira vez em um dos seus livros de xadrez publicado em 1745. Um dos jogadores que mais contribuiu para popularizar esta notação foi Philidor. (François André Danican Philidor: Setembro 7, 1726 – Agosto 31, 1795)


Atualmente a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) só aceita a utilização deste tipo de anotação em seus torneios e também recomenda a sua utilização em livros de xadrez e na imprensa especializada neste esporte.
Vamos explicar como se faz esta notação:

screen-shot-2017-01-14-at-11-01-11-am

Vemos que as colunas são identificadas com uma letra minúscula de “a” até “h” e que as filas são numeradas de “1” até “8”.

Desta forma cada casa do tabuleiro é identificada por uma combinação de uma coluna (letra) com uma linha (numero), por exemplo: a1, d4, f6, h8, etc.

as peças são identificadas com a sua inicial em maiúscula:
T – Torre ( R – Rook en inglês )
C – Cavalo ( N – kNight en inglês )
B – Bispo ( B – Bishop en inglês )
D – Dama ( Q – Queen en inglês )
R – Rei ( K – King en inglês )

Os peões não são identificados por letras, mas sim pela casa que ocupam.
Ainda existem 2 formas de fazermos a anotação:
1) Algébrica estendida: anotamos a casa onde a peça, ou o peão, está localizada e a casa onde ficará após o movimento da peça.
2) Algébrica resumida: anotamos somente a casa para a qual a peça, ou peão, se moveu após o lance.

Exemplo de anotação Algébrica Estendida:
1.e2-e4
3.Cg-f3

Os mesmos lances na anotação Algébrica Resumida, seria:
1.e4
3.Cf3

Além de anotar cada uma das jogadas realizadas pelos dois jogadores, com uma série de sinais é possível, também, indicar o tipo de lance que foi feito.
Por exemplo, na transcrição de uma partida podemos encontrar o seguintes sinais:
0-0 – Roque Pequeno
0-0-0 – Roque Grande
X – Captura.
+ – Xeque
++ – Xeque Mate
# – Xeque Mate
a.p. – Captura “en passant”
! – Boa jogada
!! – Excelente jogada
? – Jogada ruim
?? – Jogada muito ruim
!? – Jogada interessante
?! – Jogada duvidosa
= – Posição equilibrada
+/ – As brancas têm ligeira vantagem
± – As brancas têm ligeira vantagem
+– – As brancas têm vantagem decisiva
=/+ – As negras têm ligeira vantagem
–/+ – As negras têm clara vantagem
–+ – As negras têm vantagem vantagem
 – Posição incerta

Alem destes existem muitos outros sinais, mas que são pouco usados.

Esperamos ter ajudado. Deixem seus comentários.

Varela

Um comentário em “Como anotar uma partida de Xadrez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s