fischerteachingdemoboard1.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 a6 6.♗c4
6.♗c4 era a jogada favorita de Bobby Fischer e também foi jogada em uma partida entre Gary Kasparov e Nigel Short (precisamente contra Kasparov).
O Bispo de Rei se posiciona agressivamente na diagonal a2-g8, embora as Pretas joguem … e6 para neutralizar esta ação em curto prazo, o Bispo desencoraja o adversário de pensar os típicos avanços centrais … d5 ou … e5, pois qualquer um deles, ativa o Bispo de forma considerável.

screen-shot-2017-01-14-at-10-43-49-pm

6… e6
A jogada típica da Najdorf é 6… e5?!, mas por razões citadas no parágrafo anterior, as Pretas adotam a estrutura de peões da Scheveningen.
7.♗b3
Uma medida profilática contra … d5 e o iminente … b5.
7… b5
As Pretas buscam imediato contra-jogo no flanco Dama. Também é possível 7… ♗e7 ou 7… ♘bd7, com a idéia de … ♘c5, para atacar o Bispo e fazer pressão no peão de e4.
8.0-0 
Nos últimos anos tem se visto um crescente interesse na variante hiper-agressiva 8.♗g5 ♗e7 9.♕f3!?, para seguir posteriormente com o roque grande.
8… ♗e7 9.♕f3
Esta é a forma moderna que as Brancas jogam esta variante, atacando primeiro com peças, antes de buscar uma ruptura de peões.
9… ♕c7
As Pretas devem mostrar aqui certa precaução, pois a última jogada do seu adversário, tinha uma ameaça: se 9… 0-0? 10.e5!, ganhando material. A forma mais natural de neutralizar esta ameaça é 9… ♗b7.
10.♕g3
As Brancas focam a sua atenção no peão de g.
10… 0-0
As Pretas estão obrigadas a proteger g7.
Estratégias
As Brancas dispõem de 2 planos principais, que frequentemente combinam entre si. O primeiro consiste em atacar o flanco Rei com peças. Isto geralmente, não dá resultado contra uma estrutura sólida, mas aqui as Brancas tem maiores possibilidades de êxito, pois suas peças estão mais ativas. Este plano pode complementar-se com o avanço posicional f2-f4-f5, aumentando a pressão sobre o peão de e6. Se as Pretas capturam em f5, ou avançam seu peão de e, o Bispo de b3, ficará com grande atividade.
As Pretas por sua vez, não tem debilidades evidentes e se o iniciativa do seu adversário se enfraquecer, então terão boas possibilidades de explorar sua melhor estrutura de peões. Em uma primeira fase, é provável que antes precisem se defender, mas logo poderão empregar um contra-jogo no flanco Dama e atacar o peão de e4, que é um tanto vulnerável.
Teoria
É de muita importância para os jogadores das Pretas, assimilem minuciosamente esta linha, pois um único deslize, pode ocorrer uma ataque avassalador. A teoria, entretanto, sugere que as Pretas estão bem.
Estatísticas
6.♗c4 é a quarta linha por ordem de preferência contra a Najdorf, mas dada a popularidade da variante, isso significa que se jogam milhares de partidas com ela. As Brancas tem 51% de vitórias, e 74% das partidas terminam com algum vencedor.
Mais um artigo sobre a Najdorf. Deixem seus comentários para nos ajudar melhorar o Blog.
Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s