english1.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 a6 6.♗e3

Esta jogada revela que as Brancas querem empregar o Ataque Inglês, assim chamado por conta do seu desenvolvimento e prática por GMs ingleses como John Nunn, Nigel Short e Murray Chandler, no anos 80. Este sistema de desenvolvimento é realmente efetivo contra a Najdorf, a Scheveningen e a Taimanov.

screen-shot-2017-01-14-at-9-08-04-pm

6… e5

As Pretas respondem ao estilo Najdorf. A jogada 6… e6, faria a transposição para a Scheveningen. Embora ainda seja possível jogar 6… ♘g4.

7.♘b3

A agressiva 7.♘f5 é prematura. As Pretas conseguem um jogo livre trazendo 7… ♗xf5 8.exf5 d5! ou simplesmente, 7… d5!

7… ♗e6

As Pretas começam a desenvolver suas peças.

8.f3 

Uma jogada importante para o Ataque Inglês. Como no Ataque Iugoslavo da Dragão, as Brancas se preparam para ♕d2 e 0-0-0, junto com um ataque de peões no flanco Rei. A jogada f3, impede a chateação … ♘g4 e apoia o avanço g4.

8… ♘bd7

As Pretas também podem completar seu desenvolvimento na ala do Rei, com 8… ♗e7 e 9… 0-0, antes de iniciar ações no flanco Dama.

9.g4

Uma jogada de grande importância, que ganha espaço no flanco Rei. Seu fundamento posicional é que as Brancas planejam o avanço de peão g5, removendo o Cavalo das Pretas de sua posição ideal em f6 (reduzindo assim o controle da casa central d5).

9… b5

Este clássico avanço de peão, já foi visto. As Pretas iniciam contra-jogo na ala da Dama, 9… ♘b6 é uma importante alternativa.

Estratégias

Com a última jogadas das Pretas, o cenário da batalha fica sem compromissos para os dois lados. As Brancas prosseguirão seu desenvolvimento com ♕d2 e 0-0-0 e logo estarão avançando no flanco Rei, com g5. As Pretas podem impedir este avanço com a jogada defensiva … h6 ou vai ter que se dispor a mover seu Cavalo para h5 ou d7. Se por acaso o Cavalo de f6 for obrigado a saltar para outra casa (por exemplo a g8), isto seria um sinal de que as coisas não estão indo bem para as Pretas.

Uma vez mais, o contra-jogo das Pretas terá lugar no flanco Dama. É frequente que na luta pelo controle de d5, as Pretas realizem um avanço … b4, pedindo explicações ao Cavalo de c3.

Em geral é um jogo agudo e dinâmico, com sacrifícios posicionais e táticos de ambos os lados.

Teoria

A teoria do Ataque Inglês tem se expandido consideravelmente nos últimos 15 anos e é provável que se tenha tanto quanto variante 6.♗g5. Por outro lado, em comparação com 6.♗g5, jogar sobre a base de princípios gerais deveria ser suficiente para conseguir um razoável êxito. Embora as posições podem tornar-se mais agudas, pois existe um componente posicional maior em 6.♗e3 do que em 6.♗g5.

Estatísticas

Apesar do recente ressurgimento de 6.♗g5, 6.♗e3 é muito popular em todos os níveis e nos últimos 5 anos foram jogadas mais de 5.000 partidas. Se nos detivermos na posição depois de 8.f3, as Brancas conseguiram vitória em 51%, e em 71% das partidas houve um vencedor.

O que acharam deste artigo? Estão gostando dos artigos sobre aberturas? Façam seus comentários, eles serão de grande ajuda para nós.

Varela

 

Um comentário em “Defesa Siciliana – Najdorf – Ataque Inglês

  1. Ótimo artigo. Ta faltando só umas partidinhas comentadas para saber como todas essas ideias que ai foram explanada funciona na “pratica”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s