chess_bishop_09791.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 e6 6.♗e2

O enfoque clássico. Com esta jogada, as Brancas planejam desenvolver suas peças e rocar pequeno.

screen-shot-2017-01-15-at-2-34-06-pm

6… a6

A opção mais popular, sobre tudo porque esta posição frequentemente se produz com a ordem de lances da Najdorf (5… a6 6.♗e2 e6).

7.0-0 ♗e7 8.f4

Uma jogada típica da Scheveningen clássica. As Brancas ganham espaço no flanco Rei e certo controle sobre a casa e5.

8… 0-0

Uma vez mais, as Pretas poderiam recusar o roque, mas o imediato avanço de 8… b5 parece prematuro.

9.♗e3 ♘c6

9… ♕c7, frequentemente transpõe a linha principal, e traz 10.a4 ♘c6. Entretanto, as Pretas também devem estar preparadas para enfrentar a jogada hiper-agressiva 10.g4!?, uma jogada que tem dados bons resultados para as Brancas.

10.a4

Como podemos observas as Brancas geralmente jogam de forma mais contida do que o Ataque Keres ou Ataque Inglês. Querem fazer um ataque de forma muito mais controlada, a fim de manter o contra-jogo das Pretas reduzido.

10… ♕c7 11.♔h1

Estratégias

As Brancas projetam um ataque progressivo no flanco Rei. Existem várias formas de implementar o ataque, mas o procedimento mas popular indica o plano g2-g4-g5, desalojando o crucial defensor da casa f6, o Cavalo.

As Brancas jogam frequentemente ♗g2, deixando o caminho aberto para a Dama incorporar-se ao ataque. Há ocasiões que as Brancas levam sua Torre de f1 até h3 ou f3, o que em conjunto com ♕h5, planta ameaças muito sérias ao Rei das Pretas.

As Pretas devem considerar como podem reforçar a posição de seu Rei e de que forma devem criar no centro e no flanco Dama.

Teoria

Sabendo que há muitas partidas que chegam nesta posição, é inevitável que exista uma boa teoria candidata. Mas não é bem assim, a compreensão dos respectivos planos é muito mais importante que a memorização de seqüências concretas.

Estatísticas

6.♗e2 segue sendo a jogada mais popular contra a Scheveningen, e seu atrativo é que as Brancas parecem exercer um maior controle central sobre acontecimentos, do que por exemplo o Ataque Inglês. Aqui é menos provável que um erro isolado de qualquer lado possa causar uma catástrofe e os planos ofensivos e defensivos são mais graduais e elaborados. As Brancas tem conseguido o índice de 56% de vitórias e 64% das partidas terminam com um vencedor.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s