english1.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 e6 6.♗e3

Já vimos esta jogada contra a Najdorf, e aqui as Brancas pretendem um plano similar; rápido desenvolvimento do flanco Dama, roque grande e um forte ataque de peões no flanco Rei.

screen-shot-2017-01-15-at-2-01-53-pm

6… a6

Esta é a resposta mais popular das Pretas. As Pretas põe em marcha suas ações no flanco Dama.

7.f3

Com este avanço se reforça a defesa do peão central e se prepara o avanço de g4. Outra jogada digna de menção é 7.g4!?, uma espécie de Ataque Keres deferido. Sim, as Pretas respondem com a crítica 7… e5!? 8.♘f5 g6!, as Brancas estão praticamente obrigadas a sacrificar a peça com 9.g5 e a posição explode em complicações com 9… gxf5 10.exf5 d5 11.♕f3 d4 12.0-0-0 ♘bd7.

7… b4 8.♕d2

As Brancas também podem jogar 8.g4.

8… ♘bd7

As Pretas seguem desenvolvendo seu flanco Dama.

9.g4 h6

O mesmo que no Ataque Keres, a idéia das Pretas é retardar o jogo das Brancas no flanco Rei.

10.0-0-0

Estratégias

Pode-se afirmar que as Brancas concentram, uma vez mais, todas as suas energias em uma ofensiva no flanco Rei. Primeiro, tratarem de desalojar o Cavalo de f6 com o avanço de g5, uma jogada que requer uma certa preparação. As Pretas respondem com … b7-b5-b4, seguido, as vezes, de uma ruptura … d5. O Rei das Pretas, geralmente permanece no centro, onde está mais seguro do que no seu flanco.

O jogo é extremamente agudo, e somente um deslize pode ser fatal para qualquer um dos lados.

Teoria

Este sistema tem tido um crescimento considerável nos últimos anos e é recomendado procurar estar em dia, antes de implementar esta variante em uma partida séria, sobretudo com as Pretas. Dito isto, as jogadas teóricas serão as mais lógicas, de modo que jogar na base de princípios gerais pode ser suficiente em muitos casos.

Estatísticas

6.♗e3 é atualmente, uma das respostas mais populares contra a Scheveningen. Um dos seus principais atrativos é que os jogadores das Brancas podem adotar o mesmo sistema contra a Najdorf e contra a Scheveningen, reduzindo assim o número de sistemas de seu repertório. A partir da posição 7.f3, as Brancas tem conseguido 56% de vitórias sobre um total de mais de 6.000 partidas, nas quais 77% com um vencedor.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s