keres1.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 e6 6.g4

O Ataque Keres é sem dúvida, a forma mais agressiva de combater a Scheveningen e constitui a prova de fogo sobre a viabilidade da defesa. Já temos visto o valor do avanço g4 na Siciliana, a única diferença neste caso, é que as Brancas realizam este movimento na 6a jogada. A idéia é muito direta: as Brancas querem expulsar o Cavalo das Pretas de sua posição privilegiada em f6 e ganhar espaço no flanco Rei como será possível

screen-shot-2017-01-15-at-10-40-13-am

6… h6
A resposta mais popular contra o Ataque Keres. Com esta jogada as Pretas estabilizam, ao menos por um momento, a posição de seu Cavalo em f6.
7.h4
Prossegue a agressividade das Brancas. As Brancas continuam preparando o agressivo avanço g4-g5.
7… ♘c6
Oportuno desenvolvimento de outra peça. Uma alternativa razoável é 7… ♗e7, com idéia de responder a 8.♖g1 com 8… d5 9.exd5 ♘xd5 10.♘xd5 ♕xd5 e outra linha possível para as Brancas seria 8.♗g2 ♘c6 9.g5 hxg5 10.hxg5 ♖xh1 11.♗xh1 ♘h7 12.f4.
8.♖g1
Isto parece um pouco estranho, mas o jogo das Brancas é perfeitamente lógico. A resposta imediata a 8.g5, se dá com 8… hxg5! e a cravada sobre a coluna h, impede as Brancas de retomar o peão.
8… h5!
As Pretas reagem na ala do Rei. A idéia é que caso ocorra o g5, as Pretas podem colocar seu Cavalo na casa g4. 8… h5, é de longe, a opção mais popular para as Pretas, mas é também possível jogar 8… d5.
9.gxh5
As Brancas agora, trocam ligeiramente seu plano, abrindo a coluna g para sua Torre.
9… ♘xh5 10.♗g5 ♘f6
Estratégias
As Brancas já conseguiram algo no flanco Rei, pois a Torre de g1, se encontra em uma coluna semi-aberta e o Bispo em g5 ocupa uma posição ativa. As Brancas devem completar o desenvolvimento e rocar grande, antes de se aventurar em ações mais ativas.
Com o flanco Rei tão exposto, raramente as Pretas fazem o roque pequeno. Pelo contrário, desenvolvem seu flanco Dama e planejam rocar grande, embora em alguns casos o Rei estará mais seguro no centro. Apesar das ações das Brancas, a estrutura das Pretas é sólida e confiável. As Pretas podem controlar a pressão do seu adversário, ou podem simplificar e entrar em um final, então suas possibilidades de êxito serão maiores.
Teoria
Esta variante não é excessivamente teórica. Depois de 10… ♘f6, o jogo pode ter bifurcar em muitas linhas, mas os sistemas de desenvolvimento são tão importantes como qualquer seqüência de jogadas concretas.
Estatísticas
O Ataque Keres é muito popular, sobretudo nos níveis mais altos. Ainda seguem com muito prestígio, pois as Brancas tem conseguido 61% de vitórias nos últimos 10 anos. Devido, precisamente a força do Ataque Keres, os jogadores das Pretas tem preferido empregar a ordem de jogadas da Najdorf (com 5… a6), evitando por completo o Ataque Keres, e depois transpor para a Scheveningen, com 6.♗e2 e6 ou 6.♗e3 e6.
Deixem seus comentários, eles são importantes para o crescimento do Blog.
Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s