chess-businessman-strategy-335A expressão “entrega do centro” se refere normalmente a situação clássica depois de 1.e4 e5, em que as Brancas jogam d4 e as Pretas respondem com … exd4, ao invés de tentar proteger seu peão de e5. Isto se produz por exemplo, na Defesa Philidor, depois de 1.e4 e5 2.♘f3 d6 3.d4 exd4, e na Abertura Ruy López, depois de 1.e4 e5 2.♘f3 ♘c6 3.♗b5 ♘f6 4.0-0 d6 5.d4 ♗d7 6.♘c3 exd4, entre outros casos.

A entrega do centro também pode ter lugar quando há peões em d4 e d5, de forma tal que depois da jogada e4 por parte das Brancas, as Pretas jogam … dxe4, ao invés de firmar seu centro. Nimzovich aprovava esta estratégia na linha da Defesa Francesa 1.e4 e6 2.d4 d5 3.♘c3 dxe4, e a abertura em que talvez seja usada com o maior êxito a entrega do centro é a Defesa Caro-Kann 1.e4 c6 2.d4 d5 3.♘c3 dxe4. Na realidade, até poderia se afirmar que a mera existência desta última linha de jogo, que não se pode fazer uma condenação universal sobre a “entrega do centro”.

A “entrega do centro” está intimamente ligada com o tema de espaço. O lado que entrega o centro, concede ao seu adversário influência sobre 5 fileiras, é dizer, que só controla 3 fileiras, ficando com sua 4 fileira como o primeiro território em disputa.

Mas isto nos leva a uma série de temas, por exemplo:

Em que casos é justificado abandonar o centro?
Como deveria proceder o lado que entrega o centro?
Que lado se beneficia com trocas?

No Xadrez moderno estes temas são tratados de maneira distintas da época clássica. O mais significativo é que a filosofia de quando trocar peças e de quando não trocar, se modifica caso a caso e a decisão sobre ceder território depende, sobretudo, da possibilidade imediata de criar um contra-jogo no centro.

Para não ficar muito extenso e cansativo, resolvi quebrar o assunto em várias partes. No próximo artigo falaremos sobre as Aberturas Abertas (1.e4 e5).

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s