lancesA seguinte seqüência de jogadas já ocorreram em milhares de ocasiões, tanto em torneios de clube, como em torneios de alta competição. Vale a pena, entretanto, que nos dediquemos um tempo para explicar qual o significada dos lances de cada lado, até porque, esta seqüência é diferente das seqüência de vimos até o momento, só por isso, já vale uma reflexão.

1.e4 c5 2.♘f3 ♘c6

Até agora estávamos concentrados em 2… d6, mas 2… ♘c6 é uma jogada popular, que pode derivar em diversas variantes da Siciliana: a Clássica, a Taimanov, o Dragão Acelerado e a Kalashnikov.

3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 e5

As Brancas devem tomar uma decisão imediata com relação a este Cavalo.

6.♘db5!

As chamadas regras “normais” da Siciliana não são aplicadas aqui. Na variante Najdorf, vimos muitas vezes que o Cavalo sai para b3, ou as vezes para f3, mas aqui o Cavalo vai se aventurar em b5. Existem razões para isso. Em primeiro lugar, o primeiro efeito negativo para as Pretas da jogada anterior (e5) é as casas d5 e d6 ficaram agora debilitadas e sua defesa será difícil. Ao jogar ♘db5, as Brancas enfatizam a debilidade de d6.

6… d6

Necessário. As Pretas devem impedir que o Cavalo das Brancas entre na casa d6. Agora, as Brancas conseguiram impedir que as Pretas joguem d5, e seu Bispo de f8 fica bloqueado atrás do peão de d6. O aspecto negativo para as Brancas, é que o Cavalo será obrigado a retroceder para uma casa ruim.

7.♗g5

Uma jogada lógica, que crava o Cavalo de f6. As Brancas causam mais debilidades em seu adversário.

7… a6

Expulsando o Cavalo.

8.♘a3

Também é possível 8.♗xf6.

8… b5!

screen-shot-2017-01-16-at-2-37-14-pm

Os primeiros dias desta variante, os jogadores das Pretas tinham preferência em desenvolver 8… ♗e6, mas 8… b5! é muito melhor, porque este avanço impede que o Cavalo Branco de a3, se reative por c4, outra vantagem dessa jogada é que b4 gera uma preocupação ainda maior para as Brancas.

Esta é a posição inicial básica da variante Sveshnikov. Estruturalmente, a posição das Pretas parece um tanto caótica. As Brancas exercem um total controle da casa d5 e sua jogada seguinte, pode causar novas debilidades no campo inimigo. O único preço que as Brancas devem pagar, por estas vantagens estruturais, é que seu pobre Cavalo do Rei, que foi jogado quatro vezes para acabar em uma casa infeliz a3. Isto significa que as Brancas deveram gastar mais tempo para reintegrar o Cavalo em uma posição digna, um tempo que as Pretas empregarão para desenvolver o potencial de sua posição.

A partir desta posição, veremos as duas principais linhas para as Brancas. Aguardem os novos artigos.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s