chess1.e4 c5 2.♘f3 d6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘f6 5.♘c3 ♘c6 6.♗g5

O Ataque Richter-Rauzer é o sistema mais popular para as Brancas contra a Clássica. O mesmo que na Najdorf, as Brancas desenvolvem seu Bispo por g5, preparando assim o roque grande.

6… e6

A jogada normal. As Pretas seguirão com o desenvolvimento do seu Bispo do Rei. Se as Pretas tentarem transpor para a Dragão, con 6… g6?!, ficarão com a sua estrutura de peões arruinada com 7.♗xf6 exf6. Tampouco é recomendado 6… e5?, porque depois de 7.♗xf6 as Pretas terão motivos de preocupação: 7… ♕xf6 8.♘d5 ♕d8 9.♘b5 e as Brancas tem uma posição ganhadora, e se 7… gxf6, 8.♘f5 concede as Pretas uma estrutura similar a que se obtém na Sveshnikov, com a significativa diferença de que um Cavalo Branco está em um magnífico posto avançado f5 e não na horrível casa de a3.

7.♕d2

As Brancas preparam o roque grande.

7… a6

De novo vemos a jogada que impede que as peças Brancas cheguem em b5. Também é possível desenvolver pelo flanco Rei, com 7… ♗e7.

8.0-0-0 h6

Pedindo explicações ao Bispo de g5.

9.♗e3

Outra forma de jogar é 9.♗f4, fazendo pressão imediata sobre o peão de d6.

9… ♗e7 10.f4

Não faz muito tempo que os jogadores das Brancas tentam voltar empregar uma espécie de Ataque Inglês. A única diferença é a inclusão da jogada … h7-h6.

10… ♘xd4

O imediato avanço 10… b5, deixaria deixaria o Cavalo sem apoio, desta forma as Pretas trocam antes.

11.♗xd4 b5

screen-shot-2017-01-17-at-8-56-47-am

Estratégias

Na posição do diagrama acima, as Pretas tem uma típica estrutura Siciliana sólida, e as Brancas devem tratar de explorar sua vantagem no desenvolvimento para assumir a iniciativa, pois se as Pretas assumirem a situação poderá ficar pior. As Pretas devem completar seu desenvolvimento, mantendo-se alerta com as possibilidades ofensivas do adversário, em particular com a ruptura e4-e5.

Teoria

As Pretas podem jogar de muitas formas contra o Ataque Richter-Rauzer, o que significa que é mais difícil de estudar para as Brancas do que para as Pretas. O Richter-Rauzer é menos drástico, do que digamos a Najdorf com ♗g5 ou o Ataque Iugoslavo da Dragão, variantes estas, que qualquer erro pode ter um efeito decisivo no jogo.

Estatísticas

Como dito anteriormente, a Richter-Rauzer é a resposta mais popular das Brancas a variante Clássica, talvez porque suas jogadas são naturais e porque correm menos riscos que os ataques Sozin e Velimirovic. Nos últimos 10 anos foram jogadas 12.000 partidas com a Richter-Rauzer e as Brancas tem 54% de vitórias e 69% dos jogos terminaram com um vencedor.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s