drag11.e4 c5 2.♘f3 ♘c6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 g6

Esta variante tem um grande vínculo com a Dragão, pois o Bispo de f8, se fiancheta pela diagonal h8-a1 e também, porque ambas variantes frequentemente se revertem em uma ou na outra. A diferença principal é que aqui as Pretas fianchetam antes seu Bispo e deixam o peão de d em sua casa inicial. Em algumas linhas isto pode ser vantajoso para as Pretas. Na Dragão, temos visto que as Pretas frequentemente tentam a ruptura … d6-d5. Na Dragão Acelerado, as Pretas podem jogar de imediato … d7-d5, ganhando efetivamente tempo. Naturalmente, as Brancas tentam impedir que tal coisa aconteça, pois neste caso as Pretas obteriam uma posição muito cômoda.

A principal desvantagem da Dragão Acelerada é a falta de uma pressão inicial sobre o peão de e4, com … ♘f6. Isto significa que as Brancas podem não jogar ♘c3 e adotar a Formação Maróczy, com c2-c4. Como sabemos, esta formação pode deixar as Brancas com uma vantagem duradoura de espaço, além do mais evita a possibilidade … d6-d5. Não obstante, a posição das Pretas é resistente e em geral, o Dragão Acelerado segue sendo uma sólida opção para as Pretas.

5.c4

Planejando a Formação Maróczy. As Brancas agora tem um forte controle sobre a casa d5. A alternativa principal a este lance é 5.♘c3.

5… ♗g7

Outra linha principal é 5… ♘f6 6.♘c3 d6 (para responder a 7.♗e3?! com 7… ♘g4!, a idéia das Pretas é obrigar a Dama das Brancas retornar em d4), 7.♗e2 ♘xd4 8.♕xd4 ♗g7, e agora, tanto 9.♗g5 0-0 10.♕d2, como 9.♗e3 0-0 10.♕d2, em qualquer caso, as Brancas tiram a sua Dama da diagonal.

6.♗e3

De longe, o lance mais popular.

6… ♘f6 7.♘c3 0-0

Outra jogada para as Pretas é 7… ♘g4!?, e se agora 8.♕xg4, ♘xd4.

8.♗e2 d6 9.0-0 ♗d7

As Pretas planejam trocar Cavalos em d4 e assim posicionar o Bispo em c6, atacando o peão de d4.

10.♕d2 ♘xd4 11.♗xd4 ♗c6 12.f3 a5

Ganhando espaço no flanco Dama. As Pretas se dispõe em seguir com … a5-a4 e … ♕a5.

13.b3!

Um jogada profilática.

13… ♘d7

Propondo a troca de Bispos.

14.♗e3

As Brancas também podem capturar em g7, mas a maioria dos jogadores, estão de acordo que é melhor conservar os Bispos.

screen-shot-2017-01-17-at-5-36-09-pm

Estratégias

As Brancas confiaram em sua vantagem de espaço, esperando que as Pretas criem algum tipo de debilidade em sua posição. Mover sua Torre de a1, em alguns casos, as Brancas podem levar seu Cavalo de c3 para d5. Normalmente, as Pretas não podem tolerar este Cavalo muito tempo nesta casa dominante, capturando com seu Bispo da Dama, o expulsando com … e7-e6, e neste caso, ficariam com um peão fraco em d6. Entre as idéias das Pretas, se encontram … ♘c5, … ♘b6 e … ♖fc8, tentando criar algum contra-jogo no flanco Dama. Frequentemente o jogo gira em torno da expulsão do Cavalo de c5, com b3-b4.

Teoria

As linhas da Formação Maróczy não são especialmente teóricas e podem jogar na base dos princípios gerais. As posições não são agudas e não é provável que um pequeno erro leve a uma catástrofe. Entretanto, as linhas com 5.♘c3 são mais teóricas e neste caso é conveniente que ambos jogadores saibam onde pisam.

Estatísticas

O Dragão Acelerado nunca foi tão popular como a Dragão, talvez porque na Formação Maróczy, as Pretas ficam em uma posição muito passiva, embora sólida. É curioso que as Brancas tenham conseguido melhores resultados com 5.c4 (57% de vitórias), do que com 5.♘c3 (48% de vitórias).

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s