kan1.e4 c5 2.♘f3 e6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 a6

A maioria dos jogadores conhecem esta variante pelo nome do IM russo Ilya Kan, mas também se atribui a Louis Paulsen, um dos grandes teóricos do século XIX. A grande vantagem dessa variante é a sua flexibilidade. Antes de definir o desenvolvimento de suas peças, as Pretas esperam, até que as Brancas mostrem suas cartas. Por outro lado, as Pretas devem ter cuidado para não atrasar muito o seu desenvolvimento, e a falta de pressão no centro, permite às Brancas adaptar uma Formação Maróczy, com um c4 inicial.

A Variante Kan é muito similar com a Taimanov e, naturalmente, existem muitas possibilidades de transposições. Uma das diferenças principais entre ambos os sistemas, é que na Kan, as Pretas frequentemente preferem jogar … ♘bd7, já na Taimanov se joga … ♘c6.

5.♗d3

A jogada principal das Brancas, que desenvolvem peça e se dispõe a rocar. Além do mais, com 5.♗d3 mantém aberta a possibilidade de jogar c2-c4.

5… ♘f6

A pretas finalmente desenvolvem uma peça.

6.0-0

6.e5? perde um peão, por 6… ♕a5+.

6… ♕c7 7.♕e2

Uma vez mais as Brancas planejam a possibilidade de avançar e4-e5.

7… d6

Freia, pelo menos por um tempo a idéia de e4-e5. Ao jogar … d7-d6, as Pretas adaptaram uma estrutura Scheveningen. Se as Brancas responderem agora 8.♘c3, então o jogo se parece muito ao que se produz pela referida variante, mas as maioria dos jogadores preferem a Formação Maróczy.

8.c4

screen-shot-2017-01-17-at-3-42-59-pm

Estratégias

Sua indubitável vantagem de espaço, oferece as Brancas muitas e variadas opções de ataque, embora geralmente se desenvolve normalmente e esperar que as Pretas definam seu esquema, antes de se dedicar a um plano. Uma opção é o típico avanço siciliano f4, planejando os possíveis avanços f5 ou e5. Outra idéia mais sólida, é f3, segurando o jogo no flanco Rei e planejando atacar o outro flanco, sempre atento a jogada libertadora das Pretas … d5.

As Pretas estão um pouco passivas, mas esta estrutura é muito resistente, com um contra-jogo sempre latente na rupturas … d5 ou … b5, para minar o centro das Brancas. Geralmente, entretanto, o jogo se desenvolve lentamente.

Teoria

Estas linhas com c2-c4 são geralmente menos teóricas que aquelas em que as Brancas descartam c2-c4 em favor de ♘c3. A razão é que as Brancas buscam uma vantagem duradoura, antes de uma rápida execução, de modo que o jogo não é tão agudo e sim mais posicional.

Estatísticas

A nível internacional, sua flexibilidade permitiu a Variante Kan captar numerosos seguidores, sobretudo nos últimos 20 anos. Foram encontradas umas 40.000 partidas, e as Pretas tem conseguido um notável 50% de vitórias, embora seja observado o número baixo de rating entre os jogadores, sendo o ELO dos jogadores de Pretas ligeiramente superior que o dos seus rivais.

Varela

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s