mark_taimanov_19701.e4 c5 2.♘f3 e6 3.d4 cxd4 4.♘xd4 ♘c6

Esta linha da Siciliana recebe o nome do GM soviético Mark Taimanov, que jogou centenas de partidas com ela e desenvolveu muito dos seus sistemas. A formação de peões das Pretas é flexível, e o jogo pode transpor, as vezes, para a variante Scheveningen, se as Pretas jogarem inicialmente … d7-d6. Entretanto, as Pretas, frequentemente mantém-se no estilo Taimanov, deixando o peão de d em sua casa inicial, de forma que o Bispo de f8 pode ser desenvolvido, ao longo da diagonal f8-a3. As Pretas desenvolvem as vezes o Bispo da Dama com as jogadas … a7-a6 e … b7-b5.

5.♘c3

As Brancas se desenvolvem de forma normal. Outra importante possibilidade é 5.♘b5.

5… ♕c7

Este lance da Dama é característico da variante.

6.♗e2

Esta linha é considerada a principal da Taimanov, mas as Brancas dispõe de outras alternativas. A alternativa principal é 6.♗e3, embora também são possíveis 6.f4 e 6.g3.

6… a6 7.0-0

7.♗e3 ♘f6 8.0-0 transpõe para linha principal.

7… ♘f6 8.♗e3

Em caso de 8.f4?? as Pretas tem um incentivo a mais para justificar a liberdade do seu Bispo do Rei: 8… ♘xd4 9.♕xd4 ♗c5!, que crava e ganha a Dama.

8… ♗b4

Aqui as Pretas tinham a possibilidade de transpor para a Scheveningen com 8… ♗e7 9.f4 d6. 8… ♗b4 mantém a partida no território da Taimanov.

9.♘a4!

Esta jogada parece um pouco estranha. Não deixam um peão desprotegido das Brancas. Entretanto, as coisas não estão tão claras assim, pois há muito jogo tático que favorece as Brancas. Caso 9.f3?! é algo passivo e 9… 0-0, seguido de … d7-d5, concede as Pretas uma posição cômoda.

9… ♗e7

Uma vez desalojado o Cavalo, o Bispo retorna para uma posição segura.

10.c4!?

As Brancas mais uma vez tentam um sacrifício de peão. É a forma mais agressiva de jogar esta posição.

10… ♘xe4

As Pretas podem recusar o sacrifício com 10… 0-0.

11.c5

Uma jogada chave, que cria um efeito restritivo sobre a posição das Pretas.

11… 0-0 12.♖c1

Apoiando o peão de c5 e dificultando às Pretas o avanço de seu peão de d para d5 ou d6.

screen-shot-2017-01-17-at-1-18-00-pm

Estratégias

As Brancas podem aproveitar a vantagem de espaço derivada de seu peão c5 para atacar as Pretas por ambos setores do tabuleiro. e isto poderá resultar uma difícil posição, mas devem tentar a qualquer custo. Finalmente é possível que as Pretas possam realizar o avanço … d7-d6 (ou … d7-d5) e quando a posição se abrir, as peças mais ativas das Brancas devem se manter na iniciativa, mas as Pretas seguirão com um peão de vantagem.

Teoria

A Taimanov é menos teórica que outras variantes mais populares da Siciliana. Ainda assim, a linha principal (que conduz ao diagrama acima), tem um importante corpo teórico, como também o Ataque Inglês, com 6.♗e3.

Estatísticas

A Taimanov tem crescido em popularidade nos últimos 20 anos, aonde podemos dizer que é mais frequente a nível internacional, que nível de clube ou juvenil. A partir da posição 8… ♗b4, as Pretas conseguiram 50% de vitórias.

Varela

4 comentários em “Defesa Siciliana – Taimanov

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s