IntroSaudações enxadrísticas!

Muitas pessoas que tomam contreitreinando.jpgato com esse maravilhoso esporte desenvolvem um profundo desejo de se aprimorar nele. Há muitas coisas boas no xadrez e a maioria delas, ainda por cima, trazem benefício ao ser humano.

Nenhum outro esporte estimula tanto os nossos processos cognitivos, ao menos de maneira tão cativante e complexa. Sendo assim, o desejo de treinar xadrez é algo que se torna comum desde os primeiros contatos com o jogo.

Mas o que esses dois exércitos de peças coloridas têm de tão especial que nos cativa tanto? Será a estratégia, será a sua similaridade com a vida? As armadilhas do caminho? Por ora isso permanecerá um mistério.

Pois bem, o fato é que para aprofundar o conhecimento no jogo é necessário ter boa compreensão sobre ele. Há muitas nuances, temas e ideias e, além disso, muitos conceitos teóricos que já foram criados e permanecem até hoje devido a sua exatidão. Como se trata de um jogo predominantemente lógico é imprescindível aprender a calcular, o que não necessariamente envolve operações matemáticas embora possa haver alguns números associados.

Esse artigo, portanto, terá a missão de iniciar um processo reflexivo sobre rotinas de treinamento para evolução nesse esporte e eu vou estar vos apresentando diversas curiosidades e sugestões de como se exercitar e se preparar para encarar diversos tipos de situações que podem ocorrer em uma partida de xadrez, desde aquelas que você joga com o seu vizinho até as partidas de um torneio importante.

Como primeira reflexão eu proponho que você determine pra si o que realmente deseja com o esporte, mas nunca se esqueça de que determinados objetivos poderão ser muito complicados de se atingir dependendo das circunstâncias em que se inicia esse propósito. Por exemplo, para atingir o nível de Grande Mestre, é necessário ter algumas habilidades muito bem desenvolvidas, como um bom repertório de aberturas que o jogador domine, uma vasta memória de padrões de posições complexas e seus respectivos melhores planos de jogo, além de um ótimo conhecimento sobre estratégias e caminhos para vencer utilizados em partidas dos enxadristas clássicos, como Capablanca, Chigorin, Tal e Korchnoi, por exemplo, só para citar alguns.

Normalmente considera-se improvável por diversos motivos você atingir esse objetivo específico se você iniciar aos trinta anos de idade, por exemplo. Suas estruturas cerebrais e lógicas de pensamento concreto e abstrato já estão formadas nesse momento e por isso acredita-se que mesmo com bons estímulos de xadrez não se conseguiria evoluir tanto de modo tão rápido. Desse modo, é muito comum que uma pessoa com talento no xadrez se torne Grande Mestre cada vez mais cedo como Carlsen e Karjakin, apenas para listar alguns dentre os que conseguiram esse título antes de completar vinte anos de idade.

Você pode ter vários objetivos com o seu treinamento e o xadrez pode te ajudar de diversas formas na sua vida, pois nele você encontra muitos dilemas que apenas a sua criatividade pode resolver. Esse é um esporte que te ensina a tomar decisões, planejar ações e a compreender melhor o mundo através das posições que você analisa nele.

Nos próximos artigos trarei uma reflexão sobre como compreender o jogo como um todo e sugestões preliminares de treino para os movimentos das peças.

Movam seus peões!

Alexandre Herzog

2 comentários em “Treinando Xadrez – Introdução

  1. Muito interessante esse artigo. Quero muito me aperfeiçoar no Xadrez, meu objetivo é ganhar um estadual, mas ainda tenho muito à aprender.

    Curtir

    1. Tudo bem Edilson? Essa série sobre treinamentos será ampliada em breve. Contudo, algumas coisas farão mais sentido se você ler a série sobre sobre neurociência e xadrez também. Todos os conhecimentos trazidos nesse blog podem ter algum tipo de relação entre si. Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s