rl

Iniciaremos uma série de artigos de uma das mais famosas e populares aberturas: a Ruy López. Ela foi usada por praticamente todos os maiores jogadores da história do Xadrez. O jogo começa com:

1.e4 e5 2.♘f3 ♘c6 3.♗b5

A abertura recebe o nome do sacerdote espanhol Ruy López de Segura, que fez o primeiro estudo exaustivo sobre esta abertura, um livro de 150 páginas chamado Libro del Ajedrez, em 1561. Apesar de receber seu nome, não é de sua autoria, sendo referida, por exemplo, no Manuscrito de Göttingen, que foi escrito em torno de 1490.

screen-shot-2017-01-18-at-9-52-10-pm

Basicamente, o terceiro lance das Brancas ataca o Cavalo que defende o peão em e5 contra um ataque do Cavalo em f3. É importante notar que a ameaça aparente das Brancas ganharem o peão preto da coluna “e” com 4.♗xc6 dxc6 5.♘xe5 é ilusório – as Pretas podem responder com 5…♕d4, fazendo um garfo no Cavalo e no peão, ou 5…♕g5, fazendo um garfo do Cavalo e do peão em g2, os dois lances permitindo ganho material e uma boa posição. 3.♗b5 ainda assim é um bom lance: desenvolve uma peça, prepara o roque, e prepara uma pregadura potencial contra o Rei das Pretas. Entretanto, como o terceiro lance das Brancas não apresenta uma ameaça imediata, a quantidade de respostas possíveis das Pretas é bem amplo. Esta abertura também tem sido chamada de “Tortura Espanhola”, por que as Pretas precisam lutar por muito tempo para conseguir a igualdade.

Veja os lances que caracterizam a Ruy López comentados:

1. e4

A abertura do peão do Rei é tanto popular quanto lógica. Controla o centro do tabuleiro, abre linhas tanto para a Dama como para o Bispo e conduz a um jogo aberto com golpes táticos.

1…. e5

As Pretas respondem simetricamente e fazem um desafio direto nas casas centrais.

2. ♘f3

Com a possível exceção de: 2. f4 (Gambito do rei), este é o segundo movimento mais lógico contra a resposta simétrica das Pretas para o peão do Rei. O Cavalo ataca e5, abre o caminho para um roque eventual e descansa em sua melhor casa defensiva.

2…. ♘c6

Agora, se as Brancas jogarem 3.♘c3 (em vez da Ruy López), ocorrerá a Abertura dos Três Cavalos.

3.♗b5

Este é o movimento de Ruy López. É projetado para manter pressão no centro das Pretas, a longo prazo. Se o Bispo do Rei for afugentado, assumirá uma posição em b3 ou c2 para manter o foco de ataque no lado do Rei ou nas casas centrais.

O terceiro lance das Pretas determina o caminho para as diversas variantes da Ruy López

3… ♘f6Variante Berlim

3… ♗c5Variante Clássica

3… d6Variante Steinitz

3… g6Variante Smyslov

3… ♘d4Variante Bird

3… ♘ge7Variante Cozio

3… f5Gambito Jaenish ou Variante Schlieman

mas o mais jogado que é considerado como linha principal é:

3… a6 , onde o Bispo em b5 fica obrigado a escolher entre a troca precoce com o Cavalo em c6, que leva a variante das trocas, ou recuar para a4, onde a sequencia de lances normalmente leva a dois sistemas principais: a variante aberta (5… ♘xd4) e as variantes fechadas (5… ♗e7)

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s