maxresdefaultPara exemplificar a linha d2-d3, resolvemos postar uma partida do atual Campeão Mundial, Magnus Carlsen, e não é um jogo contra um adversário qualquer, mas sim contra Veselin Topalov.

Por uma questão de bom senso, iremos nos concentrar nos lances da abertura e não na partida completa. A partida foi vencida por Carlsen e quem quiser se aprofundar mais, convém procurar o PGN desta partida para ver todos os lances. Para este estudo, também sugerimos montar o tabuleiro e seguir os comentários.

Carlsen x Topalov
Nanjing 2010

1.e4 e5 2.♘f3 ♘c6 3.♗b5

O inicio da tentativa das Brancas de superar o ponto forte das Pretas em e5. É decepcionante considerar quantas grandes mentes têm trabalhado para provar se este movimento é forte ou inofensivo.

3… a6

screen-shot-2017-01-19-at-1-09-54-pm

A Defesa Morphy para a Ruy López. Steinitz escreveu em 1889 que “em princípio isso deveria ser desvantajoso, onde posicionar este Bispo?”. Depois de mais de um século em que 3… a6, que esta jogada das Pretas dominaram a Ruy López, podemos nos sentir bem a vontade para discordar dessas palavras.

4.♗a4

Ainda não há ameaça para e5 como 4.♗xc6 dxc6 5.♘xe5? Isto permite que as Pretas recuperem o peão de uma só vez com 5… ♕d4!, enquanto seus dois Bispos dão bom jogo. No entanto, a Variante das Trocas é uma alternativa perfeitamente aceitável para as Brancas se seguido por um movimento como 5.0-0

4… ♘f6

Uma questão interessante: Sabendo que … b7-b5 é uma parte importante no jogo de abertura das Pretas em muitas variações da Ruy López, porque sempre existe o interesse em atrasa-lo. Por quanto tempo isto é viável? Não seria interessante caçar o Bispo das Brancas com 4… b5 5.♗b3 ♘a5 ?

A resposta é mais ou menos simples. Jogando … b7-b5 afrouxa os peões do flanco Dama, somente quando apoiados pelas peças Pretas, deixam de ser uma fraqueza importante e podem realmente se tornar uma força ofensiva.

5.d3

As Pretas são impedidas de capturar o peão e4, o que significa que as Brancas mantém um centro compacto.

screen-shot-2017-01-19-at-11-10-48-am

A posição das Brancas parece passiva. Não há ataque ao peão de e5, então certamente as Pretas tem um desenvolvimento mais fácil?

Isto é verdade, mas a intenção das Brancas não é colocar as Pretas sob tensão imediata ou retardar seu desenvolvimento. As Brancas estão contentes em construir uma posição inexpugnável a partir da qual, podem iniciar um ataque no meio-jogo.

E o mais importante, jogar d2-d3 também tem enorme valor prático em cortar as defesas favoritas do seu oponente, e assim força-lo a pensar por ele mesmo.

5… b5 6.♗b3

O Bispo dificilmente se opõe a ser levado para uma diagonal aberta, onde está em contato com a casa central d5 e ainda poder exercer pressão sobre f7.

6… ♗e7 7.0-0 d6

screen-shot-2017-01-19-at-1-44-01-pm

Sempre que as Pretas jogam … d7-d6, defendendo o peão de e5, a primeira coisa que as Brancas devem se perguntar é: a jogada das Pretas … ♘a5 e uma eventual captura do Bispo (… ♘xb3), é uma troca desfavorável para as Brancas?

8.a4!

E aqui temos a resposta à pergunta acima. As Brancas devem evitar esta troca neste momento, por isto este avanço libera a casa a2 para um eventual ataque ao Bispo. Uma jogada alternativa seria 8.c3.

8… ♖b8

Suportando o peão b5, e evita a cravada do peão na coluna a. A alternativa desta jogada é 8… b4.

9.axb5

Com esta troca segura, as Brancas abrem a coluna para a Torre de a1.

9… axb5

Forçado.

10.♘bd2 0-0

O Rei das Pretas está seguro, a estrutura de peões no centro é simétrica e o único alvo real em sua posição – o peão em b5 – está bem defendido. No entanto, as peças Brancas estão um pouco mais ativo e, o melhor de tudo, tem um plano claro para construir seu jogo – manobrar ♘f1 e ♘g3 e no centro com c2-c3 e d3-d4.

11.♖e1

O primeiro passo para executar o plano, deixar a casa livre para o Cavalo ir para f1.

11… ♗d7

Um pouco passivo, Topalov parece ter subestimado o perigo que ele enfrenta. Era melhor desafiar o Bispo jogando 11… ♗e6!, com boas chances de igualar.

12.c3

Uma vez que a estrutura de peões do centro é simétrica, você pode se perguntar porque as Brancas são capazes de construir c2-c3 e d3-d4, mas as Pretas não podem fazer a mesma coisa com … c7-c6 e … d6-d5. Esta questão pode parecer estúpida, mas nos faz perceber que as Brancas tem um desenvolvimento significativamente mais eficiente do que as Pretas. O Cavalo em c6, bloqueia o avanço do peão c7, enquanto que com ♘bd2, as Brancas mantiveram este caminho aberto para c2-c3.

screen-shot-2017-01-19-at-2-21-13-pm

 

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s