chess-pawnsEntende-se por “Familia” um grupo de estruturas de peões com características estreitamente relacionadas, que evoluem a partir de uma abertura comum. Na Famila Caro-Slav apenas um jogador tem um peão central na quarta posição, o peão de d. O jogador das Pretas “trocou” o seu peão de d com o peão de e, resultando em o que nós chamamos de Formação Caro.

screen-shot-2017-01-20-at-8-52-41-am

Já na Formação Slav, o jogador das Pretas “trocou” o peão de d para o peão de c.

screen-shot-2017-01-20-at-8-56-55-am

Além da semelhança, as duas estruturas compartilham uma solidez básica. As Brancas não podem abrir linhas mais avançadas, exceto por meio de um sacrifício (d4-d5 !?) ou com ajuda de outro peão. Por exemplo, c2-c4 seguido por d4-d5 na Caro, ou e3-e4 seguido de d4-d5 na Slav.

Se as Pretas não tentarem alterar a estrutura de peões, como com … c5 ou … e5, o meio-jogo é frequentemente muito lento. Mas as Pretas geralmente querem mudar esta estrutura, porque d4 dá vantagens para as Brancas com maior controle central e bons postos avançados para as peças em e5 e c5. Se as Pretas tentarem disputar essas casas com … f6 ou … b6, ele cria fraquezas.

As Pretas tem um posto avançado em d5, mas a estrutura tende a limitar suas peças nas suas três primeiras fileiras, enquanto que as Brancas podem colocar suas peças mais facilmente em suas quatro primeiras fileiras. E quatro é simplesmente melhor do que três.

Devemos fazer uma observação muito importante, antes de prosseguirmos com nossos artigos. Por conveniência adotamos a visão do ponto de vista das Brancas, mas estas estruturas podem estar invertidas, ou seja, as Pretas poderiam ter aquele peão no seu quarto posto, em d5, enfrentando peões Brancos em c3 e e3.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s