st1.e4 e5 2.♘f3 ♘c6 3.♗b5 d6

Este sólido método de defesa é chamado de Wilhelm Steinitz, o primeiro Campeão Mundial. As Pretas não tentam fazer nada espetacular nos estágios iniciais, se contentam com o desenvolvimento simples de suas peças e firmar uma posição defensiva. Embora esta seja uma abordagem fundamentalmente sólida que nunca pode ser refutada, esta abordagem não desafia as Brancas nos estágios iniciais e o primeiro jogador tem uma infinidade de maneiras de alcançar uma posição confortável.

É por isso que 3 … d6 nunca alcançou qualquer grande popularidade em qualquer clube ou nível de mestre. As Pretas não estão quebrando nenhuma das regras tradicionais de abertura do jogo; Portanto, qualquer expectativa de que as Brancas possam ser forçadas seguir uma linha determinada de jogo, passa a ser visto como totalmente irrealista.

screen-shot-2017-01-23-at-9-44-51-am

4.d4

Um lance natural, para iniciar o controle do centro, fazendo pressão no peão de e5.

4… ♗d7

É vista como a linha principal, pois permite que as Pretas mantenham suas opções abertas para movimentos adicionais. 4… exd4 é igualmente jogável.

5.♘c3

Este movimento será parte essencial no desenvolvimento das Brancas.

5… ♘f6

É o lance mais popular para as Pretas, pois faz as Pretas manterem a pressão central durante o maior tempo possível. Outro lance muito forte é 5… exd4.

6.♗xc6!? ♗xc6

6… bxc6? 7.dxe5 é evidentemente muito ruim para as Pretas.

7.♕d3

Pode parecer estranho trocar Bispo pelo Cavalo voluntariamente, mas ao jogar dessa maneira, as Brancas podem mobilizar rapidamente todas as suas forças, ao mesmo tempo criando uma verdadeira ameaça de controlar e5.

7… ♕e7 8.♗g5 h6

8… exd4? traz para as Pretas grandes dificuldades, principalmente depois de 9.♘xd4.

9.♗xf6 ♕xf6 10.dxe5 dxe5 11.♘d5 ♕d6 12.0-0-0 f6 13.♕c4 ♗xd5 14.♖xd5 ♕c6 15.♕xc6+ bxc6 16.♖d3

e as Brancas pode ter uma ligeira vantagem.

Estratégias

O desafio para as Brancas não vem nos estágios iniciais. Qualquer jogador minimamente competente deve ser capaz de encontrar uma maneira razoável para desenvolver suas peças e proteger seu Rei, alcançando assim uma posição aceitável. As Brancas também deve ter em mente a flexibilidade da posição inimiga.

As Pretas tem uma variedade de maneiras de desenvolver, cada uma das quais apresenta seu próprio desafio único. Naturalmente, as variações envolvendo ataques mútuos em escala real são as mais divertidas, tanto para jogar quanto para analisar.

Teoria

Esta linha de jogo, possui pouca teoria, e jogar tendo como base os princípios gerais será suficiente para um bom jogo. No entanto, qualquer erro, de qualquer uma das partes, poderá causar uma catástrofe.

Estatísticas

Como já foi dito no inicio do artigo, esta linha não é muito popular, tanto para jogadores da elite como para jogadores do nível clube. As Brancas tem 50% de vitórias.

Varela

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s