5897081781.e4 e5 2.♘f3 ♘c6 3.♗b5 ♘f6

O chamado “Muro de Berlim” tem a reputação de ser uma fortaleza extremamente difícil de quebrar. Esta defesa é mais conhecida pelo famoso final que ocorre depois da linha principal de 4.0-0♘xe4 5.d4♘d6 6.♗xc6 dxc6 7.dxe5♘f5 8.♕xd8 +♔xd8. Esta variação conseguiu a popularidade mundial depois de ser utilizada com grande sucesso por Vladimir Kramnik em sua vitória no Campeonato Mundial contra Kasparov em 2000.

screen-shot-2017-01-24-at-2-13-33-pm

4.♕e2!?

Juntamente com 4.0-0 esta é uma das linhas principais. Aqui não vamos nos aprofundar na linha que Kramnik jogou, mas em uma linha que está sendo tratada, por novos analistas, como mais promissora para esta posição.

4… ♗c5

Esta é a continuação mais fundamentada para as Pretas.

5.c3!

Decidir entre o 5.c3! e a principal alternativa de 5.d3 foi um grande desafio. A maneira normal para as Brancas jogarem estas posições é colocar os peões de c e d em c3 e d3. A questão de qual peão avançar primeiro é difícil de responder. Quando confrontado com um dilema como este a chave é considerar todas as opções diferentes para ambos os lados, e para avaliar qual a ordem do movimento irá promover nossas próprias possibilidades, enquanto inibe as do nosso adversário.

5… 0-0

Os lances alternativos, seriam 5… d6 e 5… ♕e7.

6.d3 d6

Esta é a escolha mais comum, mas temos algumas alternativas: 6… d5!? e 6… h6.

7.♗g5 ♗b6!?

Uma escolha bem consistente para as Pretas.

8.♘bd2 ♕e7

Outra alternativa muito interessante para as Pretas seria 8… ♘e7!?

9.a4!? a6

9… a5?! poderia trazer 10.♘c4, que seria muito ruim posicionalmente para as Pretas.

10.♗c4 ♘d8 11.a5 ♗a7 12.0-0

A primeira vista 12.♘h4 parece ser um bom lance, mas um olhar mais atento 12…♘e6 13.♘f5 ♕d8 traz ligeira vantagem para as Pretas.

12… ♘e6 13.♗e3 

E o jogo fica aberto para ambos os jogadores.

Estratégia

Esta linha se caracteriza por disputas vigorosas no centro. As Pretas devem tentar contra-jogo no flanco Dama, mas sem perder a atenção aos avanços centrais das Brancas e as suas insistentes ameaças no flanco Rei.

Teoria

É uma linha que tem temas teóricos que devem ser estudados por ambos jogadores (Brancas e Pretas). Esta linha pode trazer uma grande diversidade de golpes táticos, e qualquer erro pode levar a uma catástrofe.

Estatísticas

Esta linha é muito jogada entre jogadores da elite, principalmente depois do triunfo de Kramnik contra Kasparov. Talvez por ser tão estudada, existam tantos empates (40%), e aqui uma curiosidade, Brancas e Pretas tem o mesmo percentual de vitórias, 30%.

Varela

 

2 comentários em “Ruy López – Defesa Berlim

  1. Uma coisa que nunca entendi é por que todo mundo parece achar obrigatória a troca de damas após 7… Cf5. É compreensível que na primeira em que Kasparov enfrentou essa variante, em seu match contra Kramnik, ele tenha raciocinado que tirar o roque das negras poderia lhe trazer vantagem. Posteriormente, porém, vendo que não estava funcionando, o que o impediria de seguir outro caminho?

    No texto, você expõe uma tentativa de fugir dessa linha. Porém com De2 no quarto lance. O que me intriga é: o que impediria um bom jogador de seguir o caminho “normal” com 4. O-O e só depois de 7… Cf5 jogar 8. De2? Claro que as posições resultantes são bem diferentes. Apenas não consigo compreender por que a troca das damas seria obrigatória, o que parece ser o pensamento de todo mundo. Há algum motivo para isso?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s