chess-pieceProsseguiremos com nossos artigos falando sobre espaço e centro, com especial ênfase sobre o tema das trocas, um tema suscetível de comparações entre uma e outra posição. São necessárias partidas com aberturas modernas para empreender os temas de espaço e trocas com o objetivo de aliviar a própria posição, visto que um lado (normalmente as Pretas) frequentemente mostram menos aspirações a dominar o centro, sobretudo com uma ocupação por peões.

As aberturas derivadas de 1.e4 e5 e 1.d4 d5 não oferecem um modelo claro sobre o tema de espaço, devido ao fato que por definição ambos os lados situam um peão na sua quarta fileira, compartilhando assim uma quota do território. Não obstante, embora as Pretas não entreguem o centro, este compartilhamento de espaço poder resultar um desequilíbrio em favor das Brancas e tem sido tradicionalmente combatido, por parte do lado mais fraco, com uma filosofia de trocas.

Isto geralmente é o caso no inicio do meio-jogo, em linhas ortodoxas do Gambito da Dama Recusado, com … e6 (1.d4 d5 2.c4 e6), e é instrutivo ver como eles evoluíram estas linhas uma vez reavaliadas. Considere, por exemplo, o estado atual de algumas das linhas mais antigas da abertura. Apesar do que possa parecer, o próximo artigo deste tema, não é um informe teórico, portanto não deve ser considerado como tal. Nosso propósito é apenas oferecer um número de exemplos práticos para tentar ilustrar as idéias modernas sobre este tipo de posições.

Para o artigo não ficar cansativo, iremos no próximo entrar com exemplos práticos do que está sendo falado, usando a abertura do Gambito da Dama Recusado.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s