screen-shot-2017-02-01-at-9-42-17-amA Defesa Alekhine é uma defesa de xadrez caracterizada pelos lances

1.e4 ♘f6;

A defesa Alekhine é uma dentre as possíveis respostas ao lance inicial 1.e4 das brancas. Ela se constitui dos lances 1.e4 ♘f6.

Quando Alexander Alekhine desenvolveu esta defesa, fundamentou-a na Escola Hipermoderna de Xadrez, na qual ele era um importante contribuinte, juntamente com Aaron Nimzovitsch, Elfim Bogoljubov e Richard Réti. O princípio teórico fundamental do hipermodernismo era o controle do centro a distância, por meio de peças, ao contrário do que pregava Tarrasch, representante da Escola Clássica; segundo ele devia-se ocupar as casas centrais por peões.

A ideia estratégica por trás dos lance 1…♘f6 é levar as brancas a avançarem seus peões centrais, o que faria com que eles se debilitassem e se transformassem em alvos exploráveis pelas pretas.

Mas a estratégia não fundamenta de todo a defesa Alekhine, já que ela se caracteriza por levar a um embate tático entre os jogadores, em que o reconhecimento de linhas é mais importante que a análise estratégica da posição, que, aliás, não chega a ser nem um pouco clara. Qualquer erro ou mera imprecisão pode significar a derrota súbita de um dos bandos.

As linhas agudas da defesa Alekhine atraem os jogadores que gostam de um jogo dinâmico, em que ataques e contra-ataques seguem-se continuamente, e que têm grande capacidade de cálculo.

Hoje em dia, sua presença no xadrez de elite já não tão grande como há alguns anos. Ele foi muito utilizada por Bob Fischer e Garry Kasparov. Mas nunca deixa de ser um opção muito apreciada pelos enxadristas amadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s