screen-shot-2017-02-02-at-10-11-49-amAbertura Catalã é uma abertura de xadrez caracterizada pelos lances:

1.d4 ♘f6
2.c4 e6
3.g3

A Catalã é considerada uma abertura híbrida combinando elementos do Gambito da Dama com o Sistema Réti, das escolas ortodoxa e hipermoderna de enxadrismo, respectivamente.

As brancas jogam d4, c4 e o fianchetto do bispo de casas claras. A linha mais comum da abertura é: 1.d4 ♘f6 2.c4 e6 3.g3 d5 4.♘f3 ♗e7 5.♗g2 O-O 6.O-O dxc4 7.♕c2 a6 8.♕xc4 b5 9.♕c2 ♗b7 10.♗d2 ♗e4…

Se 3…d5, depois o preto pode optar por dois planos:

1) Abrir o jogo (Catalã Aberta) com …dxc4. Depois ainda pode escolher em fixar o peão lá, com …b5, ou sacrificá-lo para ganhar a iniciativa (mais popular).
2) Seguir o jogo sem capturar o peão (Catalã Fechada). Nesta variante, o jogo das pretas fica bem limitado, porém suas peças ficam em ótimas posições, tendo assim um jogo firme e resistente.

Poucos dos jogadores superiores (nível mestre) jogaram/jogam esta abertura regularmente. Mas alguns se interessaram por ela. A partida mais notável veio quando Garry Kasparov e Viktor Korchnoi jogaram-na no match da Semifinal, que determinava quem jogaria contra o campeão mundial Anatoly Karpov. Também foi jogada por Vladimir Kramnik no Campeonato Mundial de Xadrez de 2006.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s