screen-shot-2017-02-04-at-9-07-39-pmO Ataque Índio do Rei é uma abertura de xadrez para as brancas, mais notavelmente usados por Bobby Fischer. Sua formação típica é mostrada no diagrama à direita.

A abertura não é uma série de lances específica, mas sim um sistema que é alcançado através de diferentes ordens de movimentos. Embora normalmente o Ataque Índio do Rei é feito com 1.e4 seguido de d3, ♘d2, ♘gf3, g3, ♗g2 e 0-0, ele também pode ser iniciado por 1.♘f3, 1.g3 ou mesmo 1.d3.

Por natureza, o Ataque Índio do Rei é uma abertura fechada e estratégica que apresenta táticas e esquemas comuns num confortável meio de jogo contra diversas defesas.

Freqüentemente, usa-se o Ataque Índio do Rei contra defesas semi-abertas (aquelas nas quais as negras respondem assimetricamente a 1.e4, como na Defesa Siciliana, Defesa Francesa e Defesa Caro-Kann. No entanto, também usa-se com freqüência o sistema iniciado com 1.♘f3 e seguido do fianchetto do bispo de casas claras.

A posição final do Ataque Índio do Rei é a mesma da Defesa Índia do Rei, mas como as brancas possuem um tempo de vantagem, a ordem dos movimentos é alterada.

O Ataque Índio do Rei deixa as brancas com uma forte e sólida posição, apesar de ser mais passiva que muitas outras aberturas. É pouco usada no nível mestre, exceto para evitar certas linhas, mas muito usada entre amadores, pois é mais fácil de aprender, comparada a outras aberturas que exigem a memorização de ordens específicas de movimentos para não perder posições definitivas.

O plano branco mais comum é avançar o peão de e4 a e5, dominando assim o centro, e com um concreto ataque na ala do rei. Contudo, as pretas podem conquistar espaço na ala da dama, e planejar um forte contra-ataque no meio-jogo devido a essa assimetria.

Um comentário em “Ataque Índio do Rei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s