screen-shot-2017-02-05-at-11-19-05-amA Defesa Budapeste (também conhecida como Gambito Budapeste) é uma defesa de xadrez contra a Abertura do peão da dama, que se produz após os lances:

1.d4 ♘f6
2.c4 e5

As pretas sacrificam, ao menos temporariamente, um peão em troca da iniciativa do jogo. Após a aceitação das brancas em capturar o peão, as pretas novamente movem seu cavalo (♘e4 ou ♘g4) originando variações interessantes da abertura.

As brancas normalmente desenvolvem as suas peças com a esperança das pretas se atrasarem tentando recuperar seu peão. A Defesa Budapeste raramente é jogada em níveis altos no xadrez mas ocasionalmente é utilizada em níveis amadores.

Principais Variações

A Defesa Budapeste possui dois códigos na ECO: A51 e A52 sendo total de 12 variações mais conhecidas.

  • Variação Fajarowicz

Após as brancas aceitarem 3.dxe5 as pretas movem seu cavalo para♘e4, tendo têm agora uma peça importante apoiando f2 (a casa mais fraca das brancas pois só é apoiada pelo rei) e qualquer erro por parte das brancas pode significar um avassalador ataque na ala do rei (4.f3 ♗b4+ 5.♗d2 ♕h4+ 6.g3♘xg3 com 7.hxg3 ♕xg3# ou 7.♗xb4 ♘xh1+). O melhor movimento considerado é 4.a3 (Variação Bonsdorf) mas jogar 4.♕c2 (Variação Steiner) também é considerada como opção.

  • Variação Rubinstein

As variações desta jogada começam após as pretas moverem seu cavalo para ♘g4. Nesta situação, mover o bispo para ♗b4+ já não é tão vantajoso pois com a jogada natural das brancas Bd2 o bispo do rei preto torna-se uma peça avançada sem apoio eficiente. A sequência de Rubinstein é 4.♗f4, onde pode se seguir a Variação de Kornl Richter: c6 5.♘f3 ♗b4+ 6.♘c3 ♗xc3+

  • Variação Alekhine ou Variação da Jogada Central

Nesta variação as brancas jogam 4.e4 dando a chance as pretas recuperarem o peão sacrificado com♘xe5 ou atacarem o peão e5 com 4.d6 (Variação Balogh ou Tartakower). No caso das pretas aceitarem recuperar seu peão com 4.♘xe5, mais três variações são conhecidas a saber: Gambito Barmina com 5.f4 ♗c5, Gambito Wikstrom com 5.f4♘bc6 ou Gambito Abonyi com 5.f4 ♘ec6.

A Armadilha Kieninger

Após os movimentos iniciais 1.d4 ♘f6 2.c4 e5 3.dxe5 ♘g4 4.♗f4 ♘c6 5.♘f3♗b4+ 6.♘bd2 ♕e7 7.a3 nós chegamos a posição inicial desta variação. O Bispo em♗b4 é atacado mas não precisa se mover no momento e invés disso joga 7…♘gxe5 para recuperar o peão gambitado de volta. Caso as brancas joguem 8.axb4?? as pretas ganham com 8.♘d3 xeque mate: A Armadilha Kieninger. Alguns especialistas consideram a Armadilha Kieninger “o único motivo razoável para jogar a Defesa Budapeste”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s