imagescbComo disse no artigo anterior (se não leu ainda click aqui), é fundamental para o bom uso do ChessBase que você tenha uma base de dados de referência. Como já sabemos, você pode comprar uma base já pronta, como a MegaDataBase, ou montar a sua própria.

Caso você opte por comprar uma base pronta, como a MegaDataBase, é fundamental estar sempre fazendo manutenção nesta base. Como assim fazer manutenção?

Como já foi dito, é fundamental que você esteja sempre acrescentando novas partidas de referência na sua base. Por exemplo, em 2016 houve a disputa do Campeonato Mundial, entre Carlsen e Karjakin, se você quiser ter estas partidas rapidamente adicionadas na sua base de dados, você deve fazer isso (ou esperar, e pagar, pela próxima atualização da sua base). Como já mencionei, esteja sempre atento as bases do TWIC, pois estas são atualizadas semanalmente.

O grande problema dessas atualizações é que pode ocorrer de você adicionar partidas repetidas na sua base de dados, e isso pode comprometer a análise quando for utilizar o ChessBase. Por exemplo, para montar um repertório. Imagine que sem querer você adicionou 10 partidas idênticas do Caruana contra o Giri, em que ele faz o lance 3.Bb5+. No momento em que estiver montando seus estudos, o ChessBase não saberá que a partida do Caruana contra o Giri, foi adicionada 10 vezes incorretamente na sua base. Isto vai comprometer a análise da ferramenta, que dará um percentual de uso para 3.Bb5+ errado para você analisar.

Este problema também pode ocorrer caso você esteja montando a sua própria base de referência, como eu fiz. Quais foram os meus procedimentos? Eu fui até o site chessgames.com, e lá eu fui filtrando jogador por jogador (desde o primeiro até o último) e fazendo download de todas as suas partidas. Sim, deu trabalho. Somente isto, depois de compilado em uma base única, já gerou uma base de aproximadamente 3 milhões de partidas. Depois eu fiz uma doação para o TWIC e peguei a base completa. Evidentemente, quando eu juntei as duas bases, tinham muitas partidas repetidas.

A grande vantagem é que o ChessBase possui uma forma de eliminar as partidas repetidas na sua base de dados, e desta forma, manter a integridade das informações que você está usando para estudar. Mas inicialmente, vamos ver como criar uma base de dados passo a passo.

Criando um Database

Para criar um novo Database, seja ele uma base de referência ou mesmo uma base de dados de um torneio, você deve ir até o painel onde se localizam os databases e clicar com o botão direito do mouse. Pode também ir até a opção File na barra superior e clicar em New / Database. Acho que pelo mouse é mais rápido.

screen-shot-2017-02-07-at-7-46-06-pm

Ao fazer o click aparecerá a caixa de diálogo acima. Basta selecionar New Database e depois dar o nome de sua preferência. Isto criará a sua base fisicamente, claro, ainda sem as partidas, você apenas criou um repositório de partidas, depois você terá que copiar as partidas para este repositório.

Depois de criado, caso você esteja criando uma base de referência, você deve configurar as propriedades deste novo repositório, para isso, posicione o mouse em cima da base que você criou, e click com o botão direito.

screen-shot-2017-02-07-at-7-51-27-pm

É só você selecionar a opção Properties. Ao selecionar esta opção, aparecerá a caixa de diálogo abaixo:

screen-shot-2017-02-07-at-7-55-55-pm

Basta você selecionar a opção Reference, e já terá configurado a sua recém criada base de dados. Nos próximos artigos, continuaremos com a criação da base de referência.

Varela

4 comentários em “ChessBase – Montando sua base de Referência – Parte I

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s