database-logo-bwNo artigo anterior mostramos como montar uma base de dados de referência. Vamos agora começar a usar esta base de dados em função dos nossos estudos. A base de dados de referência tem como função, nos prover informações de partidas, de preferência jogada por grandes jogadores. No entanto, a base de referência tende a ter um tamanho relativamente grande, muitas vezes, com vários milhões de partidas.

Estudar em cima de algo tão grandioso e genérico, pode não ser a melhor maneira de faze-lo. Outro problema de fazermos estudos diretamente na base de dados de referência, é que a memória do seu equipamento pode não dar conta, e isto se tornar um processo moroso.

Diante deste cenário, a melhor forma de manipularmos nossa base de referência, é tentar montar “visões” especialistas. Vamos dar um exemplo prático. Eu sou um grande fã dos jogos do Caruana. Na minha base de referência com mais de 5 milhões de partidas, tenho muitas partidas dele. Mas não faz sentido que para estudar as partidas deste grande jogador, eu tenha que acessar uma base tão grande. Isto, como disse acima, vai deixar meu trabalho mais demorado e cansativo. Melhor seria, que eu crie uma base de dados somente com as partidas do Caruana. Desta forma eu teria tudo o que preciso estudar em um lugar só, sem outras partidas que neste momento não tenho interesse em analisar.

Para fazer isso, o procedimento será idêntico ao que criamos a nossa base de dados de referência. Inicialmente, vá até o painel de databases e crie um novo database chamado Caruana (na verdade dê o nome que desejar). Se você não leu nosso artigo que fala de como criar um database, click aqui. Antes de prosseguimos, vamos falar brevemente de um item que está no painel de databases, mas que não é um database, é o Clip Database.

screen-shot-2017-02-09-at-9-27-47-am

É o primeiro item destacado na imagem acima. Este item é uma ferramenta de apoio para você manipular suas bases de dados. No decorrer dos artigos, vamos falando das opções que ele possui, a principal delas é possibilidade de servir como “ponte” para copiar partidas de uma base para outra. Para garantir que você vai ter somente as partidas que deseja naquele momento, você deve garantir que o Clip Database esteja vazio.

screen-shot-2017-02-09-at-9-36-24-am

Para ter certeza que o seu Clip Database está vazio, click com o botão direito em cima dele, vai aparecer uma caixa de diálogo, selecione a opção Erase Clipboard. Agora vamos pesquisar sobre as partidas do Caruana dentro da nossa base de dados de referência. No meu caso, a minha base de referência é a YODA (já contei como a montei em artigos anteriores). Dê um duplo click em cima da sua base de referência.

screen-shot-2017-02-09-at-9-42-12-am

Ao fazer este procedimento, você verá todas as suas partidas na base. As partidas são apresentadas como se fossem uma planilha de cálculo. Como queremos selecionar somente as partidas do Caruana, eu preciso montar um “filtro” para visualizar somente aquilo que desejo. Para isso, de um click na opção Filter List, localizado na parte superior da tela.

screen-shot-2017-02-09-at-9-59-05-am

Ao escolher esta opção, você terá disponível várias opções para fazer seu “filtro”. Observem que aba superior temos várias opções. A primeira, a que já aparece como default, você poderá selecionar partidas que tenham os mesmos jogadores, ou por um determinado torneio, ou por um determinado comentarista, por ELO, por ano, e assim por diante. Você pode também, usando as abas superiores, filtrar partidas comentadas, marcar uma determinada posição e pesquisar, ou por análise tática, por material em jogo e finalmente por manobras. Na medida que você for se aprofundando nos seus estudos, você sentirá necessidade de montar pesquisas nos mais variados formatos. Agora queremos apenas as partidas do Caruana. Para isso, coloquei o nome dele como jogador de Brancas e selecionei a opção Ignore Colours. Isto me trará as partidas que tenho dele na minha base independente do lado que ele jogou. Se eu quisesse somente os jogos em que ele jogou de Brancas, eu não marcaria a opção Ignore Colours. Atentem para o detalhe que eu informei, Caruana em uma caixa de texto e coloquei F (de Fabiano) na outra. Se montarem a pesquisa, só com Caruana (sem o F na outra caixa de texto), vai retornar mais de um jogador Caruana. Sim, existe mais de um Caruana no mundo do Xadrez. Por isso, sempre é bom colocar a inicial do primeiro nome.

screen-shot-2017-02-09-at-9-59-30-am

Terminada a aplicação do filtro, você terá a sua pesquisa completa, somente com os jogos do Caruana, jogando tanto de Brancas como de Pretas. Agora, é o mais simples, copiar estar partidas para o Clip Database. Para fazer isso, basta selecionar todas as partidas, dando um click na primeira partida, vá até a última partida, segure o Shift e dê outro click. Isto vai selecionar todas as partidas. Agora pressione F5. Este é o atalho que fará com que todas as partidas selecionadas sejam copiadas no Clip Database. Agora você pode fechar esta janela, isto fará que volte volte para a tela principal do ChessBase, e agora basta clicar e arrastar o Clip Database em cima do database que você criou com o nome de Caruana.

Para facilitar a visualização do seu database, é conveniente que você configure um ícone no seu database. Por se tratar de partidas de um determinado jogador, chamamos de Biografia. Click com o botão direito em cima da sua base criada (no caso Caruana) e selecione a opção Properties (este passos foram melhor descritos neste artigo). Mas agora ao invés de selecionar a opção Reference, vamos selecionar a opção Biography.

screen-shot-2017-02-09-at-10-14-26-am

Pronto, você selecionou partidas de um grande jogador, que pode querer ter como referência no seu jogo. Muitas vezes entender o estilo de um jogador pode ser importante para o seu próprio estilo de jogo. Separamos somente as partidas dele para nos facilitar os estudos.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s