Compreendendo Xadrez – Temas de Abertura

chessA melhor maneira de começarmos a compreender o jogo de Xadrez, é começarmos pela abertura. Um grande número de livros e artigos tratam os detalhes de uma ou outra abertura, mas hoje, vamos nos preocupar com os princípios gerais que regem o jogo de abertura. Cada jogador tem três objetivos na abertura:

  1. Desenvolver as peças;
  2. Proteger o Rei (normalmente efetuando o roque);
  3. Controlar o centro.

O primeiro ponto é crítico. As peças que se encontram em sua casa inicial não estão fazendo parte da batalha. Normalmente, primeiro de desenvolvem a peças menores, se efetua o roque e então se pode introduzir as Torres no jogo. Entretanto, veremos nos próximos artigos, que estes princípios básicos têm muitas excessões, e devem ter em conta as características de cada posição. Nestes artigos, vamos ver várias partidas em que aparecem este modelo padrão de desenvolvimento, porque a posição concreta exige um plano distinto. Não obstante, existe um par de princípios gerais que são válidos na maioria dos casos:

  • Não se deve repetir movimentos com a mesma peça na abertura. É melhor empregar três movimentos no desenvolvimento de três peças diferentes que mover a mesma peça três vezes. Há excessões tão óbvias como sutis a esta regra. Uma excessão evidente é quando temos uma peça atacada e necessitamos move-la de novo para não perde-la. Excessões mais sutis aparecem quando o movimento repetido de uma peça tem um objetivo concreto que compensa o tempo perdido. Veremos um exemplo desta situação em um artigo mais para frente.
  • Não se deve desenvolver as peças em casas em que possam ser perseguidas pelo adversário, com ganho de tempo. Isto se aplica especialmente no desenvolvimento prematuro da Dama.

Trataremos estas questões básicas de desenvolvimento no nosso próximo artigo.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s