Zugzwang

imagesZugzwang é uma situação encontrada no xadrez e outros jogos em que um jogador é colocado em desvantagem, porque eles devem fazer um movimento quando eles preferem passar e não se mover. O fato de o jogador ser obrigado a se mover significa que sua posição se tornará significativamente mais fraca. Um jogador é dito estar “em zugzwang” quando qualquer possível movimento irá piorar sua posição.

O termo também é usado na teoria combinatória de jogos, onde significa que ele muda diretamente o resultado do jogo de uma vitória para uma perda, mas o termo é usado com menor precisão em jogos como o Xadrez. Colocar o adversário em zugzwang é uma maneira comum de ajudar o lado superior a vencer um jogo e, em alguns casos, é necessário para tornar a vitória possível.

O termo zugzwang foi usado na literatura de xadrez alemã em 1858 ou antes, e o primeiro uso conhecido do termo em inglês foi pelo Campeão do Mundo Emanuel Lasker em 1905. O conceito de zugzwang era conhecido pelos jogadores muitos séculos antes do termo ter sido cunhado, aparecendo em um estudo de final de jogo publicado em 1604 por Alessandro Salvio, um dos primeiros escritores sobre o jogo, e em estudos de shatranj que datam do início do século 9, mais de 1000 anos antes do primeiro uso conhecido do termo.

Posições com zugzwang ocorrem bastante freqüentemente em jogos finais de Xadrez. De acordo com John Nunn, as posições do zugzwang recíproco são surpreendentemente importantes na análise de finais de jogo.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s