Hoje vamos continuar com a biografia de Rashid Nezhmetdinov. Espero que gostem e que comentem e indique para os amigos.

Screen Shot 2018-01-29 at 9.00.36 PMEm 1937, a equipe de Kazan ganhou o torneio de Xadrez na região do Volga, e seu líder, Nezhmetdinov, se tornou vencedor também na categoria individual. No ano seguinte, Rashid foi autorizado a participar do torneio All-Union para jogadores de primeira categoria. Nos anos 30, tais torneios anuais eram uma boa escola para o domínio do Xadrez para muitos jogadores que mais tarde se tornaram famosos. No torneio de 1938, realizado em Gorki, Smyslov de 16 anos (ele se tornou um mestre no ano seguinte), Ufimtsev (o autor da Pirc (defesa Ufimtsev), Stohlberg (um jogador de Xadrez talentoso que foi morto no guerra). e muitos outros jogaram.

Nezhmetdinov não conseguiu entrar no círculo dos vencedores. Resumindo seus resultados, P. Romanovsky, duas vezes campeão da URSS. escreveu um par de linhas sobre Rashid: “O jogo de Nezhmetdinov em Kazan foi muito interessante. Cálculos rápidos, engenhosos e muito imaginativos o tornaram muito perigoso para cada jogador. Infelizmente, um conhecimento bastante fraco e debaixo de problemas de abertura se tornaram um sério obstáculo para ele “.

No entanto, no próximo torneio deste tipo, realizado no verão de 1939, Nezh foi incomparável: ele marcou 9 pontos em 10. Para esse sucesso, obteve o ranking de candidato-mestre, um título que só havia sido recentemente criado. Muitos vão ler isso e sorrir, já que existem milhares de candidatos-mestres e, mesmo em pequenas cidades, há muitos jogadores de primeira categoria. No entanto, um sorriso é inapropriado aqui, uma vez que um atual mestre candidato não pode ser comparado com sua contrapartida de 1939, assim como o atual rublo não pode ser comparado com um rublo daquela época. Basta dizer que quase todos os participantes desse período do torneio antes da guerra se tornaram mestres. e novamente, mestres da cunhagem dos anos 40, não do presente.

Mais uma vez, a história se repetiu como no primeiro torneio da categoria de 1936. O torneio do candidato-mestre All-Union de 1940 também não teve êxito para Rashid. Ele tomou um lugar na parte inferior do torneio. Ele lhe faltou o conhecimento teórico e um repertório de abertura bem preparado.

As falhas só sacudiram Rashid. ele desenvolveu um hábito no qual ele analisou suas derrotas. Após o torneio de 1940, ele decidiu não tentar fazer tudo ao mesmo tempo e por um tempo ele desistiu de Damas.

Naquele ano ele se formou no instituto de ensino e foi imediatamente convocado para o serviço militar. Ele deveria servir no exército na região distante de Baikal. Nos primeiros meses de seu serviço, Rashid conseguiu jogar xadrez e ganhou o campeonato do distrito militar de Baikal. Foi o seu último torneio por muitos anos para vir, junho 1941 veio, e com isso, a guerra.

A guerra foi favorável para Nezh. Serviu nos bancos de Amur, longe dos campos de batalha. Entretanto, é evidente que não era nenhum piquenique, já que na outra margem do rio. na China, estava o poderoso exército de Kwang-Tung do Japão Imperial. Um pequeno número de guarnições postadas ao longo do rio foram obrigadas a estar prontas para a ação sem um aviso prévio. Em geral, o Xadrez seria adiado até um momento melhor.

Ele passou quase cinco anos de sua vida militar na fronteira da China. No verão de 1945, o tenente Nezhmetdinov obteve uma nova nomeação – ele foi enviado para fazer a administração militar soviética em Berlim. Em um ano, ele voltou ao mundo do Xadrez. O primeiro torneio em que participou foi um campeonato para administradores militares na Alemanha.

Bastante surpreendentemente, sua colocação no torneio acabou por ser boa, porque muitos dos melhores jogadores de Xadrez ainda não haviam tirado seu uniforme militar, Nezh atacou seus oponentes e ganhou todos os seus jogos, mas dois terminaram em empates. Somente Isaac Lipnitsky. que em alguns anos se tornou um dos melhores mestres da URSS e um notável teórico, poderia competir com ele.

Em breve a terceira parte, aguardem. E como disse acima, se estão gostando, indiquem aos seus amigos.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s