Continuando com a biografia deste grande mestre do Xadrez, Rashid Nezhmetdinov, espero que estejam gostando, e sempre lembrando, se está gostando do blog, ajude na divulgação, estamos nos dedicando somente a este esporte.

Screen Shot 2018-02-01 at 8.39.51 PMO estudo do artigo (veja o artigo anterior) trouxe o sucesso de Nezhmetdinov no primeiro jogo da partida (Fevereiro de 1948), e foi um grande sucesso. O mestre experiente foi derrotado em sua Defesa favorita a Alekhine em 17 movimentos. O resultado inesperado incentivou ambos os rivais: tornou Nezhmetdinov mais confiante, e o examinador mais irritado. E, privou Mikenas de uma garantia fácil de sua superioridade. No próximo jogo, Mikenas se vingou de Nezh.

O resultado foi um honrado empate, que até certo ponto satisfazia os dois lados. O venerável mestre manteve sua reputação e, embora Nezh não tenha conseguido seu título de mestre, ele entendeu que  alcançou o nível de mestre e uma apresentação formal do título era apenas uma questão de tempo.

No entanto, dois anos se passaram antes de Nezhmetdinov adquirir as normas do mestre. Durante esses dois anos, ela jogou muito nos torneios (por esse tempo). Participou em dois campeonatos russos e nas semifinais para o 17º campeonato da URSS. Ele não marcou grandes sucessos lá. As razões eram suas emoções carregadas e o estado instável de sua vida.

Era necessário fazer um novo esforço, agora ou nunca. Rashid tinha quase 38 anos. O sucesso veio até ele e veio até ele, onde ninguém, incluindo ele próprio, esperava que ele se tornasse um jogador de sucesso. Por 15 anos (!) Nezh não participou de nenhum torneio de Damas, e não iria participar mais. Então o destino lhe ofereceu uma oportunidade.

No outono de 1949 em Kazan, foi realizada uma semifinal para o campeonato da URSS em Damas. Um dos mestres não pôde vir ao torneio e Nezhmetdinov foi oferecido para levar a vaga. Nenhum dos favoritos do torneio se opôs a incluí-lo na competição, um fato estranho, para quem não jogou Damas por muito tempo.

É bem possível que o que aconteceu nesse torneio nunca seja repetido, embora existam precedentes de um participante incluído no torneio no último momento, sendo um sucesso. Nezh não tinha nenhum objetivo esportivo em sua mente e ele jogava com muita liberdade, seguindo sua intuição. Ele derrotou um favorito depois do outro. O resultado foi absolutamente espetacular: ele não teve uma única derrota e ele ocupou o primeiro lugar, deixando seus concorrentes longe para trás. Ele atingiu a norma de mestre marcando muitos outros pontos do que eram necessários.

Na primavera de 1950, surgiu uma colisão em seu mundo de Xadrez e Damas. Quase simultaneamente, haveria uma final para o campeonato da seleção da URSS e um torneio final para o campeonato de Xadrez russo. Esta colisão tocou apenas um homem; Mais uma vez Rashid escolheu entre Xadrez e Damas. Em situações semelhantes ele sempre escolheu o Xadrez. Aquilo aconteceu naquela época, e houve uma chance de tornar-se único – se tornar um mestre duplo. Então Nezhmetdinov foi ao campeonato de Xadrez em Gorki.

A composição do torneio foi notável. Havia grandes mestres famosos do mundo naquela época, Boleslavsky; também mestres internacionais Kan, Aronin, Dubinin, Novotyelnov e muitos outros. Isso não desencorajou Rashid. Na primeira metade do torneio ele já havia se afastado dos concorrentes e ganhou a norma do mestre muito antes do final. Jogando com entusiasmo até o fim, Nezh tomou o primeiro lugar.

No próximo artigo, vamos finalizar esta breve biografia.

Varela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s